Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fundação de Catanduva- Por Vera Márcia Brandão

Vera Márcia -:

Até hoje ninguém sabe quem fundou Catanduva, mas crê-se em duas histórias, tendo em base que seu 1º nome era "Cerradinho", uma vilinha construída às margens do rio São Domingos. As histórias são:

José Lourenço Dias Figueiredo, de Minas Gerais, havia comprado propriedades em 1850. Em 1889, Joaquim Figueiredo, seu filho, tomou posse dessas terras e começou o cultivo delas e a construção da primeira casa de telhas.
Já a outra história diz que Antônio Maximiano Rodrigues fundou a cidade. Natural de Conceição do Rio Verde, no estado de Minas Gerais, teria adquirido terras na região de Catanduva, por volta de 1850, e nelas se estabelecido em 1892, quando fez a doação de 10 alqueires da sua propriedade para patrimônio da Paróquia de São Domingos, batizada com o nome, já mencionado, de Cerradinho por se encontrarem tais terras encravadas na Fazenda de São Domingos do Cerradinho. Outros, ainda, optam pelo nome de Domingos Borges da Costa (vulgarmente conhecido por "Minguta") velho que se radicou nas cercanias da povoação nascente, à beira de um riacho, hoje denominado Minguta.

Nenhum comentário: