Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Baleiros a nossa alegria infantil de ir com a mamãe ao empório!




O baleiro da venda do seu Manoel era a perdição da criançada. Quando a mamãe ia até a venda dele e levava alguma criança era prejuízo certo para ela e lucro garantido para o patrício. 


Ele como bom comerciante que era deixava o baleiro logo na entrada e bem perto do caixa, assim como é nos dias de hoje. Tem coisa que não muda muito. A gente pensa que é alguma coisa ou técnica nova e na verdade é coisa do tempo da vóvó. Como o baleiro ficava próximo ao caixa era comum o troquinho com balas, coisa que alguns comerciantes ainda praticam.


O mais legal nos baleiros do Seu Manoel é que eles eram de vidro com aquela tampa larga, tinham três andares, sendo uns cinco baleiros por andar. Era muita bala gostosa e colorida. Como era bom subir no caixote, colocar a mão lá e tirar um montão de bala.


Se um baleiro já era bom, imagina três. Era muito bom sair com a mamãe, ir ao açougue, a farmácia, a feira... Era muito bom mesmo. Mas o ponto alto do passeio era, na volta, Passar na venda do Seu Manoel antes de voltar para casa, encher o saquinho de papel marrom com muitas e deliciosas balas e depois comer uma após a outra.


Edilson Rodrigues Silva

http://recantodacronica.blogspot.com/2010/08/machao-moda-antiga-cronicas-engracadas.html




Nenhum comentário: