Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cana de açúcar em Catanduva



Usina S Domingos


Usina S Domingos


 Grupo Cerradinho de Catanduva

Cerradinho Açúcar e Álcool- Grupo Cerradinho

A partir de uma usina criada em 1964 e adquirida pelos atuais acionistas em 1973, a Cerradinho dedica-se à produção de açúcar e etanol há mais de quatro décadas. Além disso, nos últimos sete anos, a empresa entrou no mercado de cogeração de energia de forma pioneira. Estar na vanguarda setorial, tanto em termos de diversificação de receitas como aumento de produtividade, tem sido uma característica marcante do grupo.

A empresa iniciou sua história em Catanduva, cidade do interior paulista, localizada em uma região que tem tradição no setor sucroenergético. Há cerca de 8 anos, a Cerradinho retomou com força seus investimentos e, em 2006, construiu a planta de Potirendaba (também no interior paulista) e, em meados de 2009, inaugurou sua terceira unidade em Chapadão do Céu (GO), Porto das Águas, voltada exclusivamente para p pQ&sig=oo0hjJmlCiR-D-Qj0O

www.única.com.br

Usina São Domingos


Nos anos 50, no Estado de S paulo, iniciou-se um acelerado processo de produção de açúcar pelo estado. Nesta ocasião, especificamente em 1952, foi fundada a Usina São Domingos em Catanduva.

Nesta época, a produção de cana de açúcar em Catanduva ainda era muito pequena, mas com o passar dos anos, esta produção foi gradativamente conquistando um considerável espaço no ranking estadual.
Entretanto, no ínicio da produção canavieira os usineiros, de origem imigrante, eram predominantemente empresas familiares e cafeicultores tambem.
Produziam conforme demanda. Cultivavam a cana de açúcar e produziam a matéria prima.
A contratação de empregados foi crescente no período de 1952 a 1973 e muitos vieram de usinas mais antigas de regiões próximas de Catanduva.
A Usina foi crescendo, os canaviais  tambem cresceram e na década de 70, novas usunas foram surgindo e nesta década, Catanduva passou a ser o 6º pólo sucroalcoleiro do Estado de São Paulo. O Fundador da Usina S Domingos foi o imigrante espanhol João Manuel Sanches, o " Juanito",que chegou em Catiguá com a família em 1910, onde comprou a fazenda Santa Josefa. Nesta fazenda, iniciou o cultivo de café e mesmo depois de sua morte sua esposa e filhos, deram continuidade ao cultivo.
Apesar da crise, a família com suas economias conseguiu comprarnas sécadas de 20 e 30, a fazenda Promissão,Fazenda Santa Rosa, A Bengala e a Fazenda Matão, expandindo cada vez mais o cultivo da cana de açúcar.
Oswaldo Ambrósio Zancaner foi sócio da usina. De família de camponeses italianos, que  quando  chegaram ao  Brasil, lutaram bravamente pela sobrevivência de seus filhos trabalhando árduamente.

Consulta:Livro de Silvia Ibiraci De Souza Leite-" Usina São Domingos"
http://books.google.com.br/books?id=VIdcMzsmDN8C&pg=PA67&lpg=PA67&dq=usina+são+domingos+história&source=bl&ots=5tyvec4tnT&sig=vQVNAiLuBMVc-nsu9kYceNF5kR0&hl=pt-BR&







Nenhum comentário: