Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Futebol de Catanduva- História








1959 Catanduva Esporte Clube no Estádio do Pacaembú em São Paulo




Em 23 de abril de 1953, foi fundado o Catanduva Esporte Clube, que se profissionalizou em 1955 e disputou por 14 anos os campeonatos profissionais do Estado de São Paulo, sempre disputando a Segunda Divisão (atual Série A2). Em 1968, vários problemas administrativos levaram o clube a falência, desamparando seus torcedores.1970-1993: O primeiro Gremio

A cidade ficou apenas dois anos sem ter um clube para torcer. Em 5 de fevereiro de 1970, nasceu o Grêmio Esportivo Catanduvense (GEC), que herdou a vaga do Catanduva Esporte Clube. Na ocasião, o time adotou as cores azul e branco.
Foram 18 anos disputando a Segunda Divisão, equivalente a atual Série A3. Em 1988, o time conquistaria o acesso à Divisão Especial, atual Série A2 do futebol paulista, e imediatamente mudaria a cor de seu uniforme: voltava a usar as cores da primeira equipe da cidade, o vermelho e branco do CEC. 1989 foi o auge da história do futebol catanduvense, pois o Grêmio conquistava o acesso para a Primeira Divisão (atual Série A1) do estado, na qual várias equipes de porte nacional atuavam. Naquele ano, o GEC também jogou o Campeonato Brasileiro da Série B.
Enquanto a cidade vivia o clima de festa, as dívidas do clube se acumulavam, obra dos altos valores para manter a equipe na elite do futebol de São Paulo. Em 1990, o Grêmio foi o último colocado. Em 1991 e 1992 fez más campanhas no Grupo Amarelo da 1ª Divisão. Em 1993, atolado em dívidas, o GEC não conseguiu formar uma boa equipe e terminou em último lugar.
[editar]1994-2003: Novos nomes, novas decepções

Veio 1994. O Grêmio Esportivo Catanduvense foi extinto, e surgiu em seu lugar o Catanduva Esporte Clube, que voltaria a usar as cores azul e branco em seu uniforme, e também um modelo mesclando azul e branco com vermelho e verde. Esta equipe, integrante da Série A2 na época, teve a mais rápida história de todos os times formados na cidade. Em 1995, o clube foi rebaixado para a série A3, sendo extinto logo em seguida.
De 1996 a 1998, Catanduva só acompanhou futebol profissional pela televisão ou nas cidades vizinhas. Porém, em 8 de março de 1999, foi fundado o Clube Atlético Catanduvense (CAC), e mais uma vez foram mudadas as cores do uniforme. O vermelho e branco estava novamente nas camisas, nos calções, nas meias e nas bandeiras do clube. Por ter se ausentado muito tempo de uma competição oficial, e por ser também uma equipe recém formada, o CAC voltou na Quinta Divisão ou Série B2 do Campeonato Paulista, na época, a última do Estado. Mais três anos se passaram e o clube, sem ter nenhuma conquista e com problemas financeiros, pediu mais um afastamento das competições. Em 2001, a equipe acabou abandonando o campeonato e todas as suas partidas programadas foram canceladas.
[editar]2004 até hoje: As odisséias do novo Gremio

Em 2004, o Clube Atlético Catanduvense cedeu seu lugar para o novo Grêmio Catanduvense de Futebol. Criado em 2003 e fundado oficialmente em 1999, o clube marcou o retorno das cores azul e branco, objetivando a disputa da Série B2 do Campeonato Paulista. Sob o comando do presidente Ricardo Vidal e do técnico Heraldo Mendes da Silva, foram contratados jogadores de diversos times do país, e agendados amistosos em fevereiro e março daquele ano para preparar a equipe, rumo a estréia em abril. Outra novidade foi a estréia da equipe nas categorias sub-15 e sub-17.
Pela Série B2 estadual, o Grêmio disputou as quatro vagas de acesso que levavam diretamente para a Série A3, em virtude da união das Séries B1 e B2, programada para 2005. Mesmo jogando bem, com o artilheiro e a maior média de público da competição, o Grêmio foi eliminado do torneio em sua terceira fase, quando restavam apenas oito equipes, ficando na terceira colocação em seu grupo e não conseguindo o acesso à Série A3.
Para as próximas edições do Campeonato Paulista, as séries de acesso e descenso definiram-se assim: Primeira Divisão, composta pelas Séries A1, A2 e A3, com 20 clubes cada, e Segunda Divisão, com 40 clubes disputando 4 vagas de acesso à Série A3.
O ano seguinte foi marcado, mais uma vez, por uma ótima campanha gremista na Segunda Divisão paulista. Repetindo a campanha de 2004, o Grêmio manteve-se entre os melhores times de 2005. E assim como no ano anterior, não conseguiu a classificação para as finais da competição, perdendo nova chance de acesso para a Série A3 estadual. Surgia um "tabu" da terceira fase para o clube catanduvense.
Em sua terceira temporada na Segundona, em 2006, a equipe enfim celebrou o vice-campeonato e o seu ascender à Série A3. No ano seguinte, uma nova conquista para o Grêmio Catanduvense de Futebol: a vaga para a Série A2 de 2008, onde permanece até hoje.
Referências

↑ CBF
Grêmio Esportivo Catanduvense
Títulos

 Vice-Campeonato Paulista - Série B: 2006.

PESQUISA: WIKPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE



Nenhum comentário: