Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Filme "O Tubarão" - 1975



Em 1975, "Tubarão" ("Jaws" no original) deixou em choque espectadores das salas de cinema e reduziu a frequência de prais em todo o mundo nesse Verão. Com a agora inconfundível banda sonora de John Williams (o tema principal, uma variante entre duas notas, tornou-se sinónimo de aproximação de perigo), a história do gigantesco tubarão que aterroriza a pequena estância balnear tornou-se o modelo para muitos outros "(Alien, O Oitavo Passageiro", por exemplo), enquanto o lançamento do filme nas salas mudou a indústria para sempre: em vez de um lançamento limitado, deixando a reacção dos espectadores chamar a atenção, "Tubarão" estreou em 464 salas nos Estados Unidos ao mesmo tempo e contou com uma campanha de marketing nacional na televisão. Nascia a era dos "blockbusters". 
Tubarão (em inglês Jaws) é um filme norte-americano de 1975, dos géneros terror e suspense, realizado por Steven Spielberg e baseado em romance homónimo de Peter Benchley. A trilha sonora do filme é de John Williams.
É um dos maiores clássicos do gênero, filmado a um custo total de 8,5 milhões de dólares e que arrebatou platéias do mundo inteiro, arrecadando em dois anos de exibição 260 milhões de dólares, batendo o recorde de The Godfather: Part II (br: O Poderoso Chefão II), de 1974, e superado em 1977 por Close Encounters of the Third Kind (br: Contatos Imediatos do Terceiro Grau), do mesmo Spielberg, que arrecadou 300 milhões de dólares.
O filme teve as seguintes sequências, sem a participação de Spielberg: Tubarão II (1978), Tubarão III (1983) e Tubarão IV - A Vingança (1987).
Sinopse
Uma garota é encontrada morta na beira da praia, possivelmente por um ataque de tubarão. O xerife Brody (Roy Scheider) tenta fechar a praia mas por estar perto do dia 4 de julho (o dia que dá mais lucro na cidade) o prefeito não permite, com medo de criar pânico. Porém uma criança é morta e o tubarão é caçado por todos os pescadores por uma recompensa.
Elenco
Roy Scheider.... Martin Brody
Robert Shaw.... Quint
Richard Dreyfuss.... Matt Hooper
Lorraine Gary.... Ellen Brody
Murray Hamilton.... Larry Vaugh
Carl Gottlieb.... Meadows
Jeffrey Kramer.... Hendricks
Susan Backlinie.... Chrissie Watkins
Chris Rebello.... Michael Brody
Jay Mello.... Sean Brody
Jeffrey Voorhess.... Alex Kintner
Steven Spielberg.... voz do rádio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%

Nenhum comentário: