Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 9 de abril de 2011

Primeiro programa em cores na TV brasileira - 1972



Montagem com cenas do Caso Especial: Meu Primeiro Baile (1972), o primeiro programa produzido em cores na televisão brasileira; adaptação de Janete Clair do texto de Jacques Prevert, com direção de Daniel Filho, para a Rede Globo às 21 horas.

A transição para o sistema em cores ocorreu de forma lenta no Brasil. Em 1970, durante a copa do mundo, houve uma transmissão experimental em cores para os poucos aparelhos que existiam então no pais. Em fevereiro de 1972, a festa da uva em Caxias, RS, foi também transmitida em cores para todo o pais, feita pela TV Difusora de Porto Alegre, a única emissora na época totalmente equipada com equipamentos em cores. Mas foi em março do mesmo ano que a Globo exibiu a primeira produção em cores na America Latina, o caso especial Meu Primeiro Baile. Depois disso apenas alguns segmentos do programa Fantastico, jornalismo e filmes eram transmitidos em cores. Foi quase um ano depois da produção do Meu Primeiro Baile que a primeira novela em cores foi exibida, O Bem Amado, de Dias Gomes, em marco de 1973. Depois disso, de ano à ano um novo horario era mudado para o sistema em cores, sendo somente em 1977 quando o ultimo programa barsileiro foi apresentado em preto e branco, a novela Estupido Cupido, de Mario Prata para as 19 horas na rede Globo.

Janete Clair adaptou esse caso especial do roteiro do filme de Philippe Agostini, Un Carnet De Bal (1937) escrito pelo poeta e roteirista francês Jacques Prevert. A adaptação foi fiel ao filme, com algumas modificações e atualizações, contando a historia de uma mulher viúva, Marina (Gloria Menezes), que entendiada com sua solidão, resolve voltar ao passado, procurando 7 homens que foram suas grandes paixões de adolecência (interpretados por Francisco Cuoco, Felipe Carone, Emiliano Queiroz, Paulo José, Tarcisio Meira, Marcos Paulo e Sérgio Cardoso).

Essas são as unicas imagens em cores do ator Sérgio Cardoso, que morreria alguns meses depois.

Maria Amelia, a filha de Gloria Menezes na vida real, interpretava Marina quando aos 15 anos.

Nenhum comentário: