Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Cultura do Penico





A Cultura do Penico.



A cultura do penico fez(faz) parte da vida de muitas pessoas hoje com mais de 40 anos, os mais jovens certamente já utilizaram ou presenciaram o costume matinal de despertar e sair com o penico na mão pra despejar os dejetos no sanitário.

Um penico (formalmente chamado de urinol) consiste de um recipiente com formato arredondado e fundo chato, mantido no quarto sob a cama e usado como vaso sanitário à noite (mas quase que exclusivamente para urinar). Os penicos podem ser confeccionados de ferro, bronze, cerâmica, louça, ágata e, mais modernamente, plástico. Quase todos possuem uma alça (ou pegador).

Os penicos permaneceram em uso rotineiro (particularmente nas áreas rurais) até meados do século XX, quando o uso crescente de banheiros com privadas gradualmente os substituiu. Em alguns países, como a China (que possui uma grande população rural), eles ainda são encontrados com facilidade mesmo nos dias de hoje. Muitos são os penicos antigos em uso hoje em dia, para começar no Palácio do Governo em cada gaveta, digo sala há um penico do século III.

Na maior parte do mundo, penicos são utilizados hoje em dia quase que exclusivamente para ensinar crianças pequenas a urinar e defecar, visto que elas têm dificuldade em utilizar o vaso sanitário, projetado para uso de adultos. Estes penicos são geralmente fabricados em plástico e possuem cores vistosas. No Brasil usam-se ainda dois tipos de penicos em ambiente hospitalar para os pacientes que não podem se levantar do leito: um deles é usado por homens e denomina-se "papagaio" e o outro é utilizado pelas mulheres e é conhecido por "comadre".

Max Sá
http://maxsa1.blogspot.com/2011/02/cultura-do-penico.html



Nenhum comentário: