Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 30 de julho de 2011

De volta à era dos festivais


Nos anos 60 e na década de 70, os festivais de música eram as grandes janelas para os artistas da MPB. Muitos cantores, compositores e grupos foram revelados ali e até hoje permanecem como nossos ídolos. Entre eles, Alceu Valença, Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda, Edu Lôbo, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Ivan Lins, Milton Nascimento, MPB 4, Raul Seixas, Joyce e Taiguara.


Os dois últimos tiveram seus momentos iniciais na música popular brasileira trazidos de volta pelo selo Discobertas, nos álbuns "Curriculum" (Joyce) e "Festivais" (Taiguara). Num CD duplo estão as gravações primeiras nos festivais nacionais acontecidos entre 1966 e 1970, de Taiguara Chalar da Silva, nascido em 9 de outubro de 1945, em Montevidéu no Uruguai, radicado no Brasil desde criança, quando contava quatro anos, e falecido em 14 de fevereiro de 1996, em São Paulo.


Ele além de ser concorrente, com suas criações do nível de "Não se morre de mal de amor", "Faço o amor não faço a festa", "Flor manequim, depois mulher", "Hoje" e "Universo no teu corpo", também era um dos intérpretes preferidos dos compositores que se inscreviam em festivais, por conta de sua voz agradável e pelo talento como pianista. Assim, recebia desde músicas dos mais tradicionais autores da MPB, como Sérgio Bittencourt, filho de Jacob do Bandolim, com "Modinha", passando por "Chora coração", da dupla Baden Powell/Vinícius de Moraes, e "Canta", de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, até "Helena, Helena, Helena", de Albert Land.



Taiguara começou sua trajetória na música brasileira atuando nos festivais competitivos dos anos 60 como autor e intérprete


Além de atuações solos de Taiguara, o álbum-duplo traz suas participações ao lado de Beth Carvalho, Quinteto Villa-Lobos, Quarteto Forma e O Grupo. São registros feitos em estúdios e ao vivo, na hora da emoção maior, com o encontro do artista com sua plateia. Tudo com um rico encarte ilustrado com informações e fotos das mais diversas fases da trajetória do filho do bandeonista Ubirajara. O disco é peça fundamental para colecionadores da MPB, no ano em que se completa 15 anos de saudades do autor de "Maria do Futuro". A canção foi composta em homenagem a uma mulher que Taiguara conheceu na nossa famosa praia. A canção foi regravada pelo cearense Fagner, em seu CD "Fortaleza", de 2007.



Joyce participou dos festivais da Música Popular Brasileira , se destacando em 1980 com "Clareana" e também teve suas músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo 
NATINHO RODRIGUES
Joyce


Joyce Silveira Moreno, nascida no Rio de Janeiro em 31 de janeiro de 1948, atua na música popular brasileira desde a primeira metade da década de 60. Participou do então LP "Sambacana", com "Olhos feiticeiros", de Pacífico Mascarenhas. Depois, a artista carioca também tornou-se figura conhecida nos diversos certames competitivos, sendo o que lhe deu maior visibilidade popular, o Festival de Música Popular Brasileira da TV Globo. Nele, Joyce defendeu sua parceria com Maurício Maestro, dedicada às suas filhas, "Clareana".


No CD "Curriculum", retornam com a sonoridade digital, participações da então Joyce (hoje, ela assina Joyce Moreno) em coletâneas de festivais, álbuns de outros artistas, trilhas sonoras de novelas e filmes, além de seus discos solos. No 1º Festival Universitário da Música Popular Brasileira, ela volta com "Você por telegrama", de Laís Aquino Marques; no 1º Festival Nacional de Música Popular Brasileira, está cantando "A vez e a voz da paz", da dupla Paulo Sérgio Valle e Paulo Machado; "Dia da Vitória", de Marcos e Paulo Sérgio Valle; e "Andança", de Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, atuando com o grupo Momento 4uatro, ambas do III Festival Internacional da Canção Popular - Rio de Janeiro. Além delas, em "Sem mais Luanda", parceria de Joyce com Zé Rodrix, e "Cavaleiro andante", de Edmundo Souto e Arnoldo Medeiros, dividindo os vocais com Eduardo Conde, as duas, do IV Festival da Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record de São Paulo.


Voltam, no CD as incursões de Joyce nas trilhas sonoras de novelas da TV Globo. De "Véu de noiva"- "Andréa" (Dori Caymmi/Nelson Motta); Irmãos coragem" - "Bachianas brasileiras Nº 5 (Heitor Villa Lobos) e "Assim na terra como no céu" - "Sei lá" de Nelson Ângelo, esta última, acompanhada pelo grupo "A Tribo", que além de Nelson Ângelo, também contava Naná Vasconcelos, Toninho Horta e Novelli.


http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1009931



Aqui estão as músicas inesquecíveis de Taiguara e Joyce












Nenhum comentário: