Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Nossa " Primeira Comunhão"




Este é o meu certificado da Primeira Comunhão, em 07/06/1964, emitido pela igreja Nossa Senhora da Aparecida em Catanduva-SP. Fiz o catecismo com o Padre Luciano, que com toda certeza todos conterrâneos da minha faixa etária devem se lembrar!

Este é o Ronaldo, antigo amigo da família em sua primeira comunhão no fim da década de 50 em Nova Granada-SP


Esta é a Edna, antiga aluna de minha mãe, que lhe cedeu esta foto de sua Primeira Comunhão em Catanduva-SP nos anos 60

Na Primeira Comunhão da minha irmã Roseana, em 1959, nas escadarias da igreja em Nova Granada- SP


O antigo livro de catecismo

CATECISMO OU CATEQUESE
ANTIGAMENTE
Catecismo é o método usado para preparar as crianças 
para 1ª Comunhão, onde elas decoravam as perguntas 
com a ajuda de um professor de religião( ou padre).
Quando tudo estava decorado a criança era levada ao 
padre que tomava todas as perguntas.
Quem respondesse tudo certo recebia a 1ª Comunhão.

CATECISMO HOJE OU CIC
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA É DOCUMENTO DA IGREJA CATÓLICA, QUE CONTÉM UMA EDUCAÇÃO NA FÉ BASEADA NOS CONCÍLIOS ACONTECIMENTOS DA IGREJA NO DECORRER DOS DOS ANOS E HOMOLOGADA NO SÉCULO PASSADO PELO JOÃO PAULO II  
Quem não se recorda da sua Primeira Comunhão ou da Comunhão Solene, também conhecida como Profissão de Fé? Para todas as crianças que seguiam a doutrina católica, estes eram momentos únicos e que certamente ainda são recordados por todos quantos viveram estas etapas do percurso da religião católica. É claro que nessa altura, para as crianças o que mais contava era a festa, o vestido de princesa  o almoço especial com os pais, os irmãos, os familiares e os amigos. Era um dia intenso.

Santinhos antigos
Imagens repletas de ternura, e remetem-nos para um tempo onde estas coisas tinham uma vivência e um valor bem mais autênticos. É claro que nos nossos dias ainda continuam a realizar-se estas cerimônias religiosas mas o artificialismo e a vaidade sobrepuseram-se ao essencial. Nada como dantes.
Quanto aos "santinhos", continuam a existir, mas com grafismos mais modernos e estilizados.

http://santanostalgia.com/?p=227

O sonho de toda mãe católica era ver seu filho recebendo a Primeira Eucaristia, (antigamente se falava "Primeira comunhão") e comungando todo compenetrado, feito gente grande.
Toda mãe comentava orgulhosa, que seu filho(a) já sabia responder uma missa inteirinha, mas na verdade nós sempre soltávamos qualquer som baixinho e esperávamos o vizinho começar a resposta.Depois pegávamos prática e respondíamos á tudo sem pensar! E até hoje sabemos responder á tudo decor! Ás vezes não conseguíamos compreender, na inocência dos nossos 7 ou 8 anos, quando o Padre dizia: "Deus esteja convosco"! E todos respondíamos: "Ele está no meio de nós"! Sabíamos que Ele não estava ali presente em carne e osso, mas não deixávamos de dar uma olhadinha para os lados com o "rabo dos olhos"!
Antigamente, o Padre na hora da comunhão colocava a hóstia na bôca dos fiéis, mas hoje, várias igrejas católicas do Brasil, adotaram a entrega da hóstia na mão como precaução á disseminação de várias doenças transmitidas de bôca em bôca pelos dedos do padre. Atualmente esta é uma questão polêmica,  por ferir os princípios católicos nos rituais da comunhão.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário: