Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Há 50 anos atrás, sancionado o projeto


Há 50 anos atrás foi sancionada por JK a lei da construção da Capital Federal. O Congresso aprova por unanimidade o projeto, que se converte na Lei nº 2.874. Lançado o edital do Concurso do Plano Piloto. O edital foi publicado no Diário Oficial de 30/09/56.

Em 22 de outubro de 1956, iniciam-se as obras de construção da residência presidencial provisória, o futuro Catetinho, que será concluído em 31/10/56.

Em 15 de março de 1957, o projeto de Lúcio Costa foi escolhido vencedor. Observe-se que, nesta data, construções como a do primeiro aeroporto e a do Palácio do Alvorada já haviam sido iniciadas. Ou seja, a construção de Brasília se inicia em 56; a construção do Plano Piloto, já seguindo o projeto de Lúcio Costa, é que se inicia em 57.

Em 58 foi fundada Taguatinga. Embora ela ter sido criada como "a 1ª cidade-satélite", já existia na época a "Cidade Livre", atual Núcleo Bandeirante.

No dia 21 de abril de 1960, Brasília é inaugurada. As festividades da inauguração já haviam se iniciado às 16h do dia 20 de abril. Às 9:30h do dia 21/04, os Três Poderes da República se instalaram simultaneamente em Brasília.

Esta breve história é para relembrar como estamos aqui e para refletir sobre a vontade política de fazer a diferença. Agir e construir são muito mais difíceis do que apenas dizer e prometer.

referência histórica retirada do site: www.infobrasilia.com.br
foto retirada da revista eletrônica época - globo.com

http://www.robertoguedes.com/2006/09/50-anos-atrs.html






tml

Projetada urbanisticamente por Lúcio Costa e com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília foi construída com a mobilização de brasileiros que se deslocaram de várias regiões do país para levantar do chão ermo do Planalto Central a nova capital federal.

Homens de todas as classes, impulsionados pelo mesmo espírito de otimismo e aventura, que acreditavam estar diante de novos tempos e de um futuro magistral.

Sua construção começou no ano de 1957 e terminou em 1960 e foi vista por muitos políticos de oposição do governo Juscelino como verdadeiro desperdício do dinheiro público.

Mas a verdade é que a transferência da capital brasileira para um lugar mais afastado do litoral era uma idéia antiga e teve defensores como José Bonifácio que, já em 1823, apresentou projeto de criação de uma nova capital, sugerindo o nome Brasília. Esse projeto foi constantemente esquecido ou considerado utópico.
Coube a Juscelino Kubitschek tornar o sonho realidade.




Nenhum comentário: