Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

" O mundo é nosso para chorar por ele"


A ecologia só ganhou mesmo a boca do povo a partir da década de 60. O livro que estava na cabeceira dessa nova geração era Primavera Silenciosa, lançado em 1962 por outra americana, a bióloga marinha Rachel Carson. Nele, ela provava que pesticidas e inseticidas, antes considerados uma solução milagrosa para a agricultura, estavam envenenando todo o meio ambiente, solo, águas e animais. Com um texto apaixonado, ela argumentava que, com a morte dos insetos por causa da intoxicação da água, as aves não teriam mais alimento e também morreriam. 

O presidente John F. Kennedy mandou investigar as acusações de Rachel e, em 1972, vários produtos químicos usados nos inseticidas, como o DDT, foram banidos. Sucesso de vendas, Primavera Silenciosa ensinou às pessoas comuns que o ser humano é capaz de provocar sérios danos ao ambiente. A partir do livro de Rachel, ficou impossível ignorar o problema da preservação do planeta.

Em 1971, surgiram os dois primeiros grandes grupos ambientalistas civis, o Greenpeace e o Friends of Earth. No ano seguinte, a Organização das Nações Unidas realizou, em Estocolmo, na Suécia, a primeira grande reunião intergovernamental para discutir o assunto. No fim da Conferência sobre o Desenvolvimento Humano surgiu o Programa de Meio Ambiente da ONU, e 113 nações se comprometeram a resolver seus problemas locais - a Suécia, por exemplo, começou a agir contra a chuva ácida e o Japão iniciou um programa de despoluição de sua costa.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091017060252AAOcJhO


Hurricane Smith já dizia, nos idos de 1.970 aquilo que nem mesmo o presidente Barack Obama entendeu na Conferência de Estocolmo. Nem ele nem muita gente deste planeta.
Em resumo, “Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.”
O preâmbulo está aí apenas para justificar a presença de um ídolo que nasceu em 1.921 e faleceu em 2.008 e que, há 40 anos gravou a música que poderemos ver e ouvir a seguir.
Vejam, pela bela música, que encantou os ouvidos de toda uma geração, que o discurso ecológico não é questão de modismo nem de apelo político. Está muito acima disso e, comparando com extremos, podemos chegar ao filme “Avatar”, que em suma transmite a mesma mensagem.
Hurricane Smith, com a bela música, já apelava, em forma de música, para o estágio atual e, pior ainda, ao estágio a que chegaremos se os homens não entenderam definitivamente, que devemos ter consciência ecológica.
Só mais uma informação: Hurricane Smith era índio.
Um clique apenas na seta central da música abaixo:


http://www.zcastel.com.br/tag/apelo-ecologico-de-40-anos-atras/

Hurricane Smith
Ele era um técnico de gravações em estudio que resolveu gravar também e ver no que dava...! 
A sua música ainda é bem contemporânea,..confira a letra!...
"Não deixe morrer"

Tradução:

Não deixe morrer Hurricane Smith Revisar tradução Cancelar Salvar 
Ao lado da montanha, a flor cresce
Ao lado do rio onde a àgua brota para sempre
A vida da floresta o mistério
A longa e graciosa história da vida

Não deixe isso morrer
Não deixe isso morrer
A liberdade do tigre, o canguru
Depende de mim e depende de você

O que nós vemos é o que nós escolhemos
O que nós mantemos ou perdemos para sempre
O mundo é nosso para chorar por ele
Mas e se é tarde demais para recomeçar?

Não deixe isso morrer
Não deixe isso morrer
Ou diga adeus - amém

Não deixe isso morrer
Não deixe isso morrer
Ou diga adeus no fim.




http://www.vagalume.com.br/smith-hurricane/dont-let-it-die-traducao.html#ixzz1UexVeWNF





http://www.vagalume.com.br/smith-hurricane/dont-let-it-die-traducao.html#ixzz1UexVeWNF






Nenhum comentário: