Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 10 de setembro de 2011

Concursos de Miss antigamente.


Como eram as misses antigamente?

Todo referencial que temos hoje á respeito de padrão de beleza para miss, era totalmente diferente antigamente. ( no tempo de nossos pais ou avós).
Ao contrário dos padrões de hoje, elas tinham que ter uma forma mais "arredondada" e deveriam ser mais rechonchudas.
Vejam aqui algumas fotos de misses de antigamente. Apesar de serem fotos apenas de rosto,dá para se ter uma idéia do padrão de beleza de antigamente. 

Antigamente estes concursos eram muito esperado no Brasil, devido nossas misses se não ficavam na final, sempre ficavam entre as 5 finalistas. Lembro da Vera Fisher, Marta Vasconcelos, Marta Rocha, Ieda Maria Vargas.. Quem viveu nos anos 50 e 60, deve se   lembrar dos maiôs Catalina, era uma grande festa!

Assim como foi uma festa,para nós catanduvenses, a vitória da nossa miss Catanduva, Mariluce Facci, no concurso miss S Paulo, nos anos 60

Concursos de beleza eram aguardados com ansiedade pelos brasileiros, pois nesses eventos eram reveladas as mais belas mulheres do Brasil e do mundo. Muitas beldades nacionais se destacaram nos concursos de Miss Brasil, e tornaram-se estrelas do cinema e da TV. 
Tradicionalmente, as brasileiras tinham ótimo desempenho no concurso internacional, ficando sempre entre as mais belas do mundo.

História

Primórdios
O concurso começou a ser realizado regularmente em 1954, na boate do Palácio Quitandinha, em Petrópolis, Rio de Janeiro. E desde então, essas lindas mulheres tiveram a tarefa, de representar o Brasil com beleza, elegância no concurso Miss Universo. Os maiôs Catalina fabricados em Petrópolis pela Malharia Águia desde aquela data passaram a patrocinar os concursos fornecendo os maiôs para as misses.
O termo "ex-miss" e sua banalização
Oficialmente, não existe o termo ex-miss. De acordo com organizadores de eventos desse meio, "uma vez que a miss é coroada será sempre miss do respectivo ano e lugar". Apesar de ser bastante usado pela mídia (sobretudo em noticiários e sites de fofocas, por exemplo), o termo ex-miss so pode ser usado se a miss for destronada ou perder o título (o que na prática, não acontece).
"Anos Dourados"
Com a entrada dos Diários Associados na promoção do evento, a partir de 1955, o Miss Brasil passou a ter mídia e se tornou o segundo evento mais importante do país atrás apenas da Copa do Mundo FIFA de futebol. As transmissões televisivas, encabeçadas pela Rede Tupi, passaram a ter peso depois que sua sede foi transferida de Petrópolis para a então capital federal em 1958.
Na década de 60, o Brasil conquistaria suas duas únicas vitórias tanto no Miss Universo (Ieda Maria Vargas, 1963 e Martha Vasconcellos, 1968) como no Miss Beleza Internacional (Maria da Glória Carvalho, 1968). Nesse período o país chegou às semifinais e finais de ambos os concursos por várias vezes. Em 1971, a segunda colocada no Miss Brasil, Lucia Tavares Petterle, Miss Guanabara, foi eleita Miss Mundo.Até em 1981 o Brasil era a maior potência da América Latina (Já tinha duas coroas de Miss Universo,quatro segundos lugares e várias candidatas nas Top 15,Top 10 e Top 05),mas com a vitória da venezuelana no mesmo ano e o quarto lugar da brasileira,que era uma das grandes favoritas daquele ano,o Brasil entrou em decadência e a Venezuela se tornou a melhor nação da América Latina de todos os tempos.
Mudança para Brasília
Com a queda constante de público no Maracanãzinho, os organizadores do concurso decidiram transferi-lo em 1973 para Brasília, capital do país. A transferência ocorreu por uma razão bem estratégica: era na capital federal que se concentrava mais da metade das conexões de vôos procedentes de todas as regiões do país (na época,cada estado poderia indicar sua candidata).
A transferência do Miss Brasil para o centro do país tinha, além de razões logísticas (a sede dos Diários Associados foi transferida para a cidade), uma razão política extra: a proximidade com o poder facilitaria as recepções de presidentes da República às candidatas. No entanto, nem todos os ocupantes (caso de Ernesto Geisel) eram simpáticos com as misses. Segundo trechos do Diário de Heitor Ferreira,o diário particular do secretário particular do então presidente) reproduzidos pelo jornalista Elio Gaspari em seu livro A Ditadura Derrotada (Companhia das Letras, 2004), Geisel "se recusou a receber as candidatas a Miss Brasil 1974" no Palácio da Alvorada.
Problemas com a censura

A má receptividade do Miss Brasil por alguns setores do governo Geisel trouxe problemas sérios não só para a sua sobrevivência como a da emissora que o transmitia. Nessa época, era comum ver no Ginásio Nilson Nelson números musicais de artistas considerados "subversivos" ou "perigosos" para o regime militar. Foram os casos de Maria Alcina e Raul Seixas (que eram os números musicais no concurso de 1976).A TV Brasília, emissora dos Diários Associados em Brasília, recebeu várias ameaças de fechamento por desobedecer a Censura Federal por liberarem a performance de algumas músicas vetadas.
Decadência
Sem contar a antipatia do poder público, o concurso também enfrentava sucessivas crises de audiência desde que foi transferido para Brasília.A situação piorou de vez quando a marca de cosméticos Helena Rubinstein retirou seu patrocínio do concurso.
Em 1977, a Rede Tupi transmitira o Miss Brasil ao vivo pela última vez. No entanto, a emissora continuaria a emprestar seu apoio até a sua falência em 1980 (quando sua situação financeira estava gravíssima e os índices de audiência traçavam). A concordata dos Associados (provocada pelo fechamento de sete das nove emissoras da Tupi) obrigou o grupo, nos primeiros dias de 1981, a transferir as franquias do Miss Brasil e do Miss Universo para o SBT (que já transmitia o concurso internacional através da então TVS e das afiliadas da então TV Record em São Paulo, São José do Rio Preto e Franca, que eram de propriedade de Silvio Santos).
Mudança para o SBT
Com a falência do sistema da Rede Tupi em julho de 1980, a responsabilidade pela promoção do Miss Brasil foi transferida para Silvio Santos,o dono do SBT, uma das redes nacionais de TV criadas a partir da partilha determinada pelo Ministério das Comunicações. Nesse período, Marlene Brito (funcionária da rede extinta aproveitada pelo Grupo Sílvio Santos) foi incumbida pela direção da nova emissora de coordenar as atividades correlatas ao concurso. Com isso, Sílvio Santos seria o apresentador fixo do concurso por nove anos
Na "era SBT", o Brasil obteve resultados pífios no Miss Universo (uma finalista e três semifinalistas, fora as premiações especiais de traje típico concedidas em 1981, 1987 e 1989). Com sucessivas quedas drásticas de audiência, o SBT abriu mão do Miss Brasil e do Miss Universo em 1990, e isto foi crucial para a não participação do Brasil no Miss Universo 1990.
Anos 90

Com a retirada do SBT da promoção do Miss Brasil, Marlene Brito saiu da emissora e montou uma empresa apenas para a promoção de concursos de beleza. A nova empreitada, batizada de The Most of Brazilian Beauty, promoveu apenas os concursos de 1991 e 1992. Em 1993, por problemas de patrocínio, Marlene decidiu indicar a única miss estadual eleita para aquele ano, a Miss Rio Grande do Sul Leila Schuster para a vaga brasileira ao Miss Universo 1993. A coroação aconteceu num restaurante de São Paulo.
Em 1994, uma associação de cronistas sociais indicou Paulo Max para ficar com as franquias nacionais do Miss Universo e Miss Beleza Internacional. Max morreu em 1996 num acidente de carro na serra Fluminense. Seus filhos, Paulo Max Filho e Ana Paula Sang coordenaram o concurso entre 1997 e 1998.
No entanto, as diversas trocas de organizadores afetaram seriamente o desempenho brasileiro no Miss Universo: o país só chegou às semifinais somente duas vezes (1993 e 1998).Mas,não conseguiu chegar às finais em nenhuma delas.Somente Anuska Prado,Miss Brasil Mundo 1996) se classificou ficando em terceiro lugar quebrando um jejum de 13 anos de classificação do Brasil entre as 5 primeiras colocadas nos 2 concursos mais conhecidos internacionalmente (Miss Universo e Miss Mundo). Em compensação, algumas vencedoras do concurso nacional levaram outros títulos internacionais de menor expressão, como o Nuestra Belleza Internacional (voltado apenas para a América Latina).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miss_Brasil

http://br.toluna.com/opinions/731098/O-concurso-miss-universo-2011-sera-paulo-antigamente.htm
http://curiosidadesnanet.com/2009/06/miss-de-antigamente/



Nenhum comentário: