Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 11 de setembro de 2011

O que o cigarro representava antigamente






 No início do século 20, o objetivo da indústria do cigarro era vendê-los apenas para o homem. As indústrias tinham como principal alvo o público masculino e a imagem da mulher era utilizada exclusivamente como objeto de desejo, ao lado do cigarro.

Conforme é sabido, nesta época não havia outros meios de veiculação de propagandas além de algumas poucas revistas e jornais. Desta forma, os próprios maços de cigarros chamavam a atenção, usando imagens femininas belíssimas como pretexto para o consumo do produto. Entretanto, esta questão foi se modificando. As mulheres passaram a interessar à indústria do fumo, agora de modo diferente: como consumidoras. Era o início dos anos 50.

O maior propagador do hábito de fumar foi o cinema. As produções cinematográficas de Hollywood exibiam belos astros e estrelas, fumando, perpetuando o glamour do cigarro por muitos e muitos anos. A identificação com os astros e estrelas faz com que seus admiradores os imitem. E a propaganda ajudava nesta conversão.

Todas as propagandas se utilizavam da imagem feminina como objeto de desejo

Nunca houve uma mulher como Gilda. Todos os homens com mais de 40 anos sabem muito bem disso. Assim como todas as mulheres sabem que houve pouquíssimos homens como Rick.
Charmosíssimos, elegantes, sensuais, Gilda e Rick acendiam um cigarro após o outro naqueles bares enfumaçados e cheios de glamour, ela em Buenos Aires, ele no Marrocos, ambos em todos os cinemas do mundo, e viraram parte do imaginário coletivo do século. E de uma maneira tão profunda que para boa parte da humanidade tornou-se absolutamente impossível dissociar as noções de charme e fumo.
E no entanto – pode-se pensar – nunca houve uma transformação assim: o melhor mocinho virou o mais cruel vilão.
A escalada é firme, forte, inexorável, e em todos os cantos do planeta. Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Noruega, Finlândia, França, Japão, Brasil – o cerco vai se fechando no mundo todo, num ritmo alucinante, na mesma velocidade com que Rita Hayworth e Humphrey Bogart acendiam os seus sem-filtro, a mesma com que os cientistas vão divulgando seus estudos e as dezenas, centenas de organizações antitabagistas do mundo, govenamentais ou não, vão alardeando suas estatísticas – 85 mil brasileiros mortos por ano, 11 mil pessoas mortas por dia no mundo, mais do que pela aids, crime, suicídio, uso de drogas ilícitas e álcool juntos.

O Cigarro e suas consequências

O cigarro é uma das principais causas de morte no mundo todo. Não é à toa que o fumo é considerado uma doença para a maioria dos especialistas. O grande problema é que quase todas as pessoas que fumam não conseguem se desfazer desse vicio. De acordo com várias pesquisas, é necessário 6 tentativas para que um tabagista pare de fumar.

Um único cigarro possui cerca de 4.700 substancias que são extremamente tóxicas a nossa saúde. Entre os componentes utilizados na sua fabricação, estão o butano, a acetona, o monóxido de carbono e o arsênio. Além disso, estudos comprovam que os pulmões de um fumante ficam expostos a, pelo menos, 43 elementos cancerígenos. Diante deste quadro, confira algumas das principais conseqüências que o fumo pode trazer:

Cigarro e suas conseqüências
Mulheres que fumam mais de 40 cigarros por dia apresentam 74% de chances a mais de morrerem de câncer de mama.
Os fumantes, de um modo geral, possuem um risco maior de terem doenças cardíacas.
As complicações provocadas pela diabete são ainda mais intensas entre os pacientes que fumam o mascam tabaco. Geralmente, os problemas apresentados são retinopatia e distúrbios renais.
Filhos de mulheres que fumaram durante a gravidez apresentam uma probabilidade quatro vezes maior de terem o vicio.
Os fumantes são mais propensos a sofrerem contusões em atividades físicas. (Este dado foi publicado em um estudo feito pelo exército dos Estados Unidos).
Dados recentes mostram que a probabilidade de um tabagista cometer suicídio é duas vezes maior se comparado a uma pessoa normal.

Além de todos esses males, o fumo ainda pode causar câncer de boca, laringe, pâncreas, estômago, intestino, útero, rins, derrame cerebral, araque cardíaco, distúrbios circulares, infertilidade, osteoporose, doenças pulmonares crônicas, etc. Se você possui este vicio, saiba que nunca é tarde para começar a mudar e lutar por uma qualidade de vida melhor. No inicio, pode ser sacrificante, mas no final você vai ver que todo o esforço valeu muito a pena.

Pesquisa:

http://www.webartigos.com/articles/36993/1/O-Cigarro-e-a-Propaganda/pagina1.html

http://50anosdefilmes.com.br/2009/o-que-seria-do-cinema-se-fosse-proibido-fumar/

http://blogmail.com.br/cigarro-e-suas-consequencias/








Nenhum comentário: