Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Setembro - Fatos históricos


ARQUIVO
“Ficamos surpresos quando não vimos ninguém nos arredores (...). Não conseguimos identificar qual o motivo de tão completo silêncio (...). Primeiro tentamos nos convencer de que os cidadãos estavam dentro das suas casas nos vigiando, mas não podíamos imaginar que residências tão bonitas e ricas teriam sido abandonadas por seus moradores. Aproximadamente uma hora depois de nós termos entrado na cidade, o fogo começou (...). Não pensávamos que os russos pudessem destruir uma das mais belas cidades do mundo.”
Relato do sargento Adrien-Jean-Baptiste-François Bourgogne (1785-1867), integrante do Exército da França
Dia 15/1916 - Novidade no front - Na França
Na Batalha do Somme, durante a Primeira Guerra Mundial, os ingleses usam pela primeira vez num combate militar um tanque de guerra, o Mark I. Apesar do impacto, a novidade dos aliados teve pouco efeito contra os inimigos: dos 32 veículos que foram para o front, apenas nove avançaram sobre as linhas de defesa alemãs. Todos os demais quebraram ou ficaram atolados.
Dia 17/1971 - Emboscada contra Lamarca - No interior da Bahia
Depois de percorrer, em fuga, cerca de 300 quilômetros em 20 dias pela caatinga nordestina, Carlos Lamarca é encontrado descansando embaixo de uma árvore em Pintada, a 700 quilômetros de Salvador. Naquele momento, ele foi morto a tiros por uma patrulha do Exército, comandada pelo major Nilton Cerqueira. Lamarca foi guerrilheiro da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) durante a ditadura militar.
Eu me lembro
“Eu era militante da Ação Popular e fiquei sabendo da morte do Lamarca no dia seguinte, enquanto cobria um ponto de encontro no Parque da Água Branca, em São Paulo. Vi a notícia em uma banca de jornal, com a foto dele e a manchete de que o ‘terrorista procurado’ havia sido pego. Foi como um soco no estômago. Sempre tive, assim como os outros militantes, a esperança de que ele conseguisse escapar, como Robin Hood sempre conseguia. Senti medo por mim mesmo, temi ser um dos próximos presos. Antes, a esperança era que ele conseguisse ir para o exterior, começar uma outra vida. Infelizmente, não foi o que aconteceu.”
Geraldo Augusto de Siqueira, geógrafo
Dia 21/1761 - Fogo herético - Em Lisboa, em Portugal
Ao entardecer, na praça do Rossio, na capital portuguesa, o jesuíta Gabriel Malagrida é morto na fogueira, aos 72 anos de idade, quase metade deles dedicados à peregrinação pelo Brasil. O padre havia sido denunciado pelo marquês de Pombal por blasfêmia e heresia e então condenado a ser queimado vivo em local público.
Dia 22/1928 - Nova arma da medicina - Na Escócia
O médico Alexander Fleming (1881-1955) descobre a penicilina, considerada a base dos antibióticos e um dos passos mais importantes da medicina no século 20. Ele alcançou o feito ao observar o crescimento de uma colônia de bactérias Staphylococcus aureus, que causam infecções. Ele notou que um fungo, chamado Penicillium, havia contaminado a placa de análise e produzido substâncias capazes de destruir as bactérias.
Dia 24/1834 - Morre dom pedro I - Em Lisboa, em Portugal
Por volta de 14h30, no mesmo quarto em que nasceu, a sala Dom Quixote, no Palácio de Queluz, morre aos 35 anos o primeiro imperador do Brasil, dom Pedro I, provavelmente vítima de tuberculose. Filho de dom João VI, ele havia proclamado a independência brasileira em relação a Portugal em 7 de setembro de 1822 e abdicado do poder em 1831.
Dia 25/1493 - Retorno aos mares - Em Cádiz, na Espanha
Com 17 navios e 1500 homens, o explorador Cristóvão Colombo (1437/1448–1506) parte de Cádiz, na Espanha, rumo a sua segunda viagem ao Novo Mundo, descoberto por ele no ano anterior. Dessa vez, a expedição duraria quase três anos e ele alcançaria novas ilhas, como Porto Rico e Antilhas.
Dia 28/48 a.C - Em nome da diplomacia - No Egito
Pompeu, o Grande, um importante líder da República romana, é assassinado no Egito. Ele fugiu para lá depois da derrota para Júlio César (100 a.C.–44 a.C.) na Batalha de Farsália. Mas o rei egípcio Ptolomeu XIII (63 a.C.–47 a.C.) mandou matar Pompeu e entregou sua cabeça para César, que ficou irritado com o gesto.
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/fatos-historicos-mes-setembro-436277.shtml


O mês de setembro ficou marcado para sempre na história mundial,  pelo atentado de 11 de setembro de 2001 ás Torres Gêmeas em NY.






Nenhum comentário: