Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vocês de lembram da máquina de datilografia?








Antigamente, era muito importante  fazer um curso de datilografia, para  aumentar as chances de conseguir um bom emprego.
Era comum os adolescentes depois das aulas no antigo ginásio, no período matutino, fazerem no período vespertino,  o tão usual curso de datilografia. Era imposto pelos pais, como parte de sua formação educacional e profissional.
A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.
O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina. Habitualmente é causado pelo impacto de um elemento metálico, com um alto relevo do carácter a imprimir, numa fita com tinta que em contato com o papel é depositada na sua superfície.
No fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever na generalidade das empresas e na utilização doméstica, sendo substituídas pelo computador, que, com processadores de texto, possibilitam efetuar o mesmo trabalho de modo mais eficiente e rápido.
O profissional especializado em usar a máquina de escrever é chamado de datilógrafo.



Há alguns anos atrás, o curso de datilografia era exigido pela grande maioria das empresas. Quem dominava esta técnica sempre estava um passo a frente dos demais candidatos. Na época, como a informática ainda estava começando, a principal ferramenta utilizada era a máquina de escrever.

A técnica de datilografia consiste em manter os pulsos erguidos, e não apoiados sobre a mesa. Além disso, os cotovelos devem ficar ao lado do corpo e as mãos sobre o teclado. Hoje, para facilitar a vida de todos os usuários, os teclados possuem marcas nas letras F e J, que servem para o datilografo encontrar a posição correta de digitação.

Muitos anos se passaram, mas este curso continua entre os mais procurados na internet. A grande diferença é que eles estão disponíveis gratuitamente na internet ou em escolas de informática. Para facilitar o ensino, são utilizados programas onde a pessoa pode aprender apenas com imagens e instruções, o que é muito mais prático.

Pesquisa:
Wikpédia, a enciclopédia livre
http://007blog.net/curso-de-digitacao-online-gratis/


Um comentário:

Luis Queiroz disse...

Olá,

Desculpe estar postando isto nos comentários, porém, não achei um e-mail para contato em seu blog.

Gostaria de parabenizar você pelo seu ótimo blog, e também propor uma parceria. Meu blog e www.arquivoscuriosos.blogspot.com - E-mail: blogado@live.com.

Aguardo resposta !