Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Antigamente era melhor?



Reuni aqui alguns textos relacionados ao assunto, retirados de sites e blogs, que achei muito interessantes. Espero que gostem!

Quem é jovem hoje em dia, muitas vezes deve ouvir dos mais velhos: "No meu tempo, era assim..." "... velhos tempos que não voltam mais!" Pois é... O Rock de antigamente era o melhor, as novelas de antes eram as melhores, as festas de antes eram boas, o mundo era melhor antigamente... Quando se trata de música, aí mesmo é que eles voltam no tempo e insistem na idéia de que nada se faz como antigamente... Ouvem os discos de vinil, dizendo que ninguém faz músicas como na época da Jovem Guarda, e o Roberto Carlos é o Rei da música. (Ele é de fato, o Rei!) E o sertanejo sempre será Chitãozinho e Xororó!

 No meu point de vista, creio que antigamente tudo parecia melhor porque tudo começava a se criar, a aparecer e a ser reconhecido... Hoje em dia o acesso à música é fácil, ao entretenimento também. Enfim, hoje em dia "tudo" é acessível, graças à internet e a Televisão. Aposto que na época da sua mãe, ela ouvia do seu avô que a vida era melhor antigamente. Aposto que seu avô
ouvia de sua bisavó que a vida na época dela era melhor!
 Então se eles disserem que tudo era melhor, sorria e não retruque, pois eles eram felizes com a simplicidade das coisas, eram felizes porque podiam brincar nas ruas sem perigo, tiveram uma infância saudável, mesmo sem tv e sem computador... Sem malícia que nós jovens e até as
crianças temos hoje em dia. Sorria e os ouça com paciência, pois eles sim eram felizes não tendo o conforto e excesso de acessibilidade que nós temos.

 Um conselho para os mais velhos: Larguem a teimosia e experimentem coisas novas! Ainda há muita música boa, programans bons, pessoas do bem e coisas que podem facilitar sua vida... Agora aos jovens: Porquê não tentamos melhorar o mundo, para que um dia possamos dizer aos nossos filhos o mesmo que nossos pais e avós dizem a nós?
Postado por Ju Angelino 

http://juangelino.blogspot.com/2010/10/porque-tudo-antigamente-era-melhor-quem.html

O futuro de antigamente era melhor que o de hoje.
Publicado em 21 de abril de 2007 por Perkins
Houve um tempo em que acreditávamos que por volta do ano 2.000 estaríamos passando férias na Lua, só aguardando para poder ir pra Marte, quando o spa ficasse pronto por lá. Acreditávamos que a maioria das doenças estaria eliminada, que apertando botões refeições completas se materializariam em nossa mesa.
Era um tempo bom. Eu não participei dele, mas sofro hoje da chamada nostalgia do que nunca vivi. Eu queria ter estado lá, ter comprado revistas com estas idéias, ter lido romances de ficção científica e acreditado que um dia estaria com estes livros indo pra Lua, só pra realizar esse sonho.
Esse tempo você encontra em alguns sites que gosto muito; um é um blog, o http://blog.modernmechanix.com/covers , que tem capas e conteúdo de revistas como a Modern Mechanix e a Popular Science. São os delírios de invenções sem limite, o que levava a imaginação além do que se achava possível, e é esse desprendimento que leva a novas descobertas.
Idéias como essa, bem a cara dos anos 60 (e bem o American Way), eram coisas que prometiam um mundo de lazer, de satisfação. Imagine um trailer aéreo, que te deixa onde vc quiser, sem precisar embarcar coisas, pegar estrada e se instalar, descarregar e findo o feriado voltar tudo novamente. Era só colocar comida e bebida na geladeira, umas roupas e esperar o helicóptero.
Ao mesmo tempo, algumas idéias era inocentes, como esta abaixo, em que um soldado sentado em um elevador móvel orienta a tropa e a artilharia. Muito mais fácil seria um avião, mas se delirar é permitido, vamos lá.
Estas idéias é que acho apaixonantes, pois têm essa coisa de ir além, de acreditar. Isso é o que leva ao futuro, e não se prender ao possível. Quando bem planejado, o impossível é apenas uma etapa.
Outros sites, na mesma linha, mas entrando também na ficção, é o http://www.fabiofeminofantascience.org/index.shtml e o http://www.davidszondy.com/future/futurepast.htm .
Aquela história do post passado, onde falei que tudo era possível, já que ninguém tinha ainda provado o contrário, está neles: civilizações de Júpiter, Saturno, as cidades que viriam, as tecnologias no então distante ano 2.000.

Eu gosto muito destas viagens. Sou leitor de ficção científica, fã de filmes do gênero e orfão de uma videoteca que tenha filmes de fição desde os mais antigos, bons e ruins. Quando são ruins são divertidíssimos.

http://ideografia.com.br/blog/?p=14

Veja se não tenho razão. Antigamente tudo era melhor. Nós passeávamos de automóvel e hoje apenas se anda de carro, e mesmo assim a gente tem que se amarrar com o tal do cinto de três pontas. O pão (que era pão mesmo, e não essa coisa feita de bromato de potássio) era comido com manteiga, muita manteiga e da boa: Aviação, Itacolomy ou outras marcas famosas. Feijão (não precisava ser feijoada) era preparado com toicinho de porco e era uma delícia. Fumar dava prazer, era chique e conferia uma classe toda especial ao fumante que soubesse pegar o cigarro como se deve. E olhe lá, ninguém reclamava. Tomar cerveja, para os mais sofisticados, tinha um ritual: primeiro se passava uma banda de limão sobre a borda do copo, depois uma porção de sal. Só então é que se despejava o líquido gelado. Só de lembrar deu-me água na boca. Hoje, até café faz mal. E amar (a palavra que ele disse foi outra, que, por imprópria, a substitui)... não dava medo e era despreocupado. As mulheres começavam a descobrir a liberdade que a pílula lhes dava. Não existia esse negócio de se pegar uma doença e morrer. E havia Gilda. Rita Hayworth sabia ser sensual sem ser vulgar?. Ai ele se benzeu e bateu três vezes com o dedo indicador da mão direita de encontro aos dedos médio e polegar. 

? ?Hoje tudo é proibido, é imoral, é pecado ou engorda?; continuou. ?Se não colocar o cinto, o guarda multa. Manteiga, engorda e entope as coronárias e o toicinho mais do que isso, mata logo. Cigarro, dá câncer. Cerveja, engorda. E o sal? Deixou de ser causa da vida para ser ?causa mortis?. Cafeína dá stress e amar sem camisinha pode dar aids, que mata. Dá para viver desse jeito? Não dá?.

Como ele era meu conhecido e eu não tinha nada a fazer, senão esperar, ia entrar na conversa e fazer alguns reparos, argumentar que a coisa não era bem assim. Mas... eis que vi uma sombra de sorriso no rosto do sessentão que hoje enfrenta sérios problemas com os filhos, é portador de uma ponte de safena e, para completar, vive somente de uma aposentadoria do INSS. Não disse nada. Deixei que tivesse, ao menos, o direito de ter saudades de um tempo que nunca existiu.

Na realidade, o que acontecia antigamente era que se conhecia pouco de tudo: de trânsito, de medicina, de relacionamento e, principalmente, de educação. O ?tal? do cinto de segurança já salvou muitas vidas. Embora concorde que o pão de bromato de potássio é uma porcaria, manteiga, sal, café (em excesso) e o cigarro (em qualquer quantidade) sempre fizeram mal à saúde. Nós é que não sabíamos. Quanto a não morrer por causa de amores irregulares, pode até ser. Mas as doenças sexualmente transmissíveis sempre fizeram a festa e deixaram seqüelas em muita gente boa. Concordo quanto a Rita Hayworth, a mulher que não precisava tirar a roupa para ser sensual; bastava tirar as luvas ou fumar um cigarro. Alias, de tudo o que foi dito como malefício ao ser humano, o pior mesmo é o cigarro, quase que a morte ambulante. Além do mais é mau cheiroso, deixa mau hálito e, vez por outra, queima as roupas das pessoas. Por isso é que eu não fumo cigarro. Nunca. Só fumo cachimbo e charutos, o primeiro de três a seis vezes por dia, o último só duas. Mas sempre respeitando o espaço de quem não fuma, para ter o meu espaço de fumante também respeitado.

Vocês já notaram como são chatos os ex-fumantes que se converteram ao proselitismo do antitabagismo?

http://www.tomislav.com.br/artigos_imp.php?detalhe=&id=75&tit=SAUDADES%20DO%20CIGARRO%20DE%20GILDA

Para não deixar minha velha mania de colocar um fundo musical em todas minhas postagens,(rsrs) a mais apropriada que encontrei, foi esta dos mutantes: "2001" Ah...mas aceito sugestões!


"Astronarta" libertado
Minha vida me ultrapassa
Em qualquer rota que eu faça
Dei um grito no escuro
Sou parceiro do futuro
Na reluzente galáxia





E você, acha que a vida antigamente era melhor que a de hoje?

Um comentário:

valéria disse...

Sim e não...
SIM
Porque tive uma infância feliz e uma juventude que "marcou" época!(anos 70/80).
NÃO
Porque hoje os recursos são muito mais acessíveis em todas as áreas e a expectativa de vida aumentou.
A evolução é necessária, sejamos agradecidos, conseguimos "virar o Século".
Dou graças a esta "Santa Modernidade",
que me fez encontrar novos amigos e reencontrar "velhos!"
VITÓRIA! Conseguimos chegar até aqui!
Eu ainda pretendo ver muita coisa boa, que com certeza, está por vir!