Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Geração Pepsi Cola dos anos 70


Juventude Pepsi Cola
Em 1971 o Brasil aplaudiu a recém constituída banda “Rock Rural” de Sá, Zê Rodrix e Guarabira, as rádios de todo o país destacavam o novo gênero musical (mistura do Folk e do country anglo-saxônico,com linguagem poética) e reproduziam as músicas do LP “Passado, Presente e Futuro”. No ano seguinte o trio emplacava um outro sucesso, desta vez um jingle criado por encomenda da J.W.Thompson para a Pepsi, uma deliciosa toada cujo estribilho “Só tem amor/quem tem amor para dar” representava o ideal de liberdade da juventude, naqueles idos de ditadura militar, tão sufocado e quase sempre incompreendido.
Os versos de Caetano “É proibido Proibir” ainda ecoavam na mídia, enquanto nasciam os mitos Janis Joplin e Jimi Hendrix, os ídolos da geração Hippie recém falecidos por overdose de drogas. Nesse contexto cultural e político a Pepsi apostou todas suas fichas no “target” representado pela juventude e deu certo. Veiculou um comercial cujas imagens em película mostram cabelos cumpridos, calça jeans, sensualidade, figurinos de jovens rebeldes. O Produto era lider de mercado apenas no Rio Grande do Sul, no resto do país disputava o segundo lugar; mirava na Coca Cola, mas seu concorrente mesmo era o Guaraná da Antarctica.
O comercial teve grande repercussão na época, favoreceu o posicionamento do produto, obrigou a Coca Cola a reposicionar a sua comunicação, também enveredando pelo gênero juventude transviada, anos depois. E a trilha de Sá, Zê Rodrix e Guarabira foi parar no mercado como faixa musical de um LP. Nos anos 80 o músico e jinglista Zê Rodrix, autor dos clássicos ” Meu coração bate mais alto dentro de um Chevrolet” e “Quem disse que não dá, Finivest Dá”, dentre outros sucessos, criou o estúdio A Voz do Brasil.

http://www.almanaquedacomunicacao.

3 comentários:

Valeria disse...

muito legal, gostei...
mas não tenho visto propaganda nenhuma, sumiu!!...

Mariangela Candido disse...

Valéria Dê uma olhada no youtube,procurando por propagandas Pepsi 2011.Lá você encontrará alguns comerciais recentes da Pepsi. Obrigada por sua visita e participação! bjs!

Jorge Ramiro disse...

Os melhores comerciais são de Pepsi e Coca-Cola também. Eu sempre vou a restaurantes e, para isso, eu acho que o melhor é a página é restorando. A coisa engraçada sobre os restaurantes é que muitos só vendem pepsi ou coca-cola. Mas não vendem os dois juntos.