Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Literatura de todos os tempos: Sherlock Holmes


Sherlock Holmes é um dos personagens literários mais conhecidos e aclamados de todos os tempos. A fama do detetive e de seu melhor amigo Watson ultrapassa gerações e encanta públicos de todas as idades.






Estátua de Sherlock Holmes em Londres




Sherlock Holmes nasceu em 6 de Janeiro de 1854[4], a primeira aparição de Holmes se deu em 1887 na Beeton's Christmas Annual[5] em A Study in Scarlet, em Fevereiro de 1891, o romance The Sign of the Four é publicado em outra revista, a Lippincott’s Magazine[6], em Junho de 1891 Holmes estreia na Strand Magazine com a novela A Scandal in Bohemia o conto obteve tanto sucesso que garantiu a Holmes um longo tempo de publicações na Strand Magazine.
Sherlock Holmes literalmente engoliu o seu criador, nunca se ouve falar em Sherlock Holmes como "O Personagem criado por Conan Doyle" e sim, se ouve falar em Conan Doyle como "O Homem que criou Sherlock Holmes".

Não precisa viver na Inglaterra para conhecer o lar de Sherlock Holmes, o 221B Baker Street é um dos endereços mais famosos de Londres e abriga hoje um museu com o nome do personagem, as histórias do detetive se passam entre vários cartões postais da capital inglesa.
O fiel escudeiro
Sherlock Holmes teve suas histórias relatadas pelo seu colega de quarto e fiel escudeiro Dr. Watson, que várias vezes ficou surpreso com o rápido raciocínio de Holmes, que conseguia muitas vezes ler os pensamentos de Watson, satirizando a cena em que C. Auguste Dupin lê os pensamentos de seu colega em Os Crimes da Rua Morgue de Edgar Allan Poe, Watson esteve presente em todas a histórias de Holmes escritas por Conan Doyle.
Os romances
Sherlock Holmes aparece ao todo em cerca de 60 romances de autoria de Arthur Conan Doyle, sendo eles, cerca de 56 contos, e 4 romances, onde Sherlock Holmes resolvia casos insolúveis até mesmo para a Scotland Yard. O personagem habita o imaginário de jovens e adultos há mais de 150 anos.
Personalidade
Sherlock Holmes  e o Dr. John H. Watson, por Sidney Paget.
Holmes costuma ser uma pessoa arrogante, que está correta sobre inúmeros assuntos e com palpites certeiros. A primeira amostra de sua exatidão é descrita em "Um Estudo em Vermelho". Quando Watson e Holmes se conhecem, em alguns poucos segundos Holmes já sabia que ele estava no Afeganistão.
Além do aspecto erudito, não demonstra muitos traços de sentimentalismo, preferindo o lado racional de ser. Apesar disso, em alguns contos o Dr. Watson diz que a "máscara gelada" de Holmes cai às vezes, dando mais humanidade a Sherlock Holmes.
Orgulhoso, parece dominar vários assuntos sem Doyle descrever seus estudos. Holmes apresenta alguns hábitos peculiares como a prática de artes marciais como boxe, esgrima de armas brancas e de bengala.

Além disso, diz-se que é um exímio violinista.
Holmes, tem como personalidade forte não gostar que o interompam em suas reflexões, gosta que o deixem pensar sem que o interrompam a toda hora. Não se vê Holmes estudando sobre tudo, mas domina misteriosamente e incrivelmente uma vasta quantidade de assuntos do conhecimento humano, tais como História, Química, Geologia, Línguas, Anatomia, Literatura Sensacionalista, etc

Sherlock Holmes (direita) e o Dr. John H. Watson, por Sidney Paget.





Um retrato de Sherlock Holmes por Sidney Paget de The Strand Magazine, em 1891 "O Homem com a boca torta".
Suas frases. Confira as melhores do filme e dos livros:  


 “Para mim, faz grande diferença ter alguem em quem confiar completamente.” – Filme Sherlock Holmes (2009)

 “Você vê, mas não observa”

”Quando você elimina o impossível, o que restar, não importa o quão improvável, deve ser a verdade.”

“O crime é comum, a lógica é rara!” -Filme Sherlock Holmes (2009)

  “Eu sou um cérebro, Watson. O resto é mero apêndice.”

 “Já tenho experiência demais para desprezar as intuições femininas; são de mais valor do que as conclusões de um raciocinador analítico.”

 “Teorizar antes que se tenha fatos é um grande erro.” - Filme Sherlock Holmes (2009)

 “Passo minha vida procurando escapar das coisas banais e corriqueiras da existência”

“Elementar, meu caro Watson”

 “Para mim, faz grande diferença ter alguem em quem confiar completamente.” - Filme Sherlock Holmes (2009)

 “Todos os problemas se tornam infantis, depois de explicado.”

 “O mau gosto acaba levando ao crime”

“A tentação de formar teorias prematuras sobre dados insuficientes é o veneno de nossa profissão.”

“Não há tolos mais incômodos do que aqueles que têm espírito.”

 “Não consigo viver sem trabalho cerebral. Para que mais vale a pena viver? Fique aqui ao lado da janela. Já reparou em como este mundo é melancólico, sombrio e inútil? Veja como a neblina amarelada desce para as ruas e envolve as casas de cores mortas. O que poderia ser mais desesperadamente prosaico e material? Doutor, qual é a utilidade de se ter uma habilidade quando não se tem campo para pô-la em prática? Crime é um lugar-comum, a existência é um lugar comum, e qualidade alguma salva aquilo que o lugar-comum executa neste mundo.”

“Par uma mente ampla, nada é pequeno.”

“A fé suplanta a razão.” – Filme Sherlock Holmes (2009)

“Para o homem que segue a arte por amor à própria arte, é freqüentemente de suas manifestações menos importantes e mais simples que deriva o maior prazer.”

 “— Por que é sempre desconfiado?”

“— Devo responder cronologicamente ou alfabeticamente?” – Filme Sherlock Holmes (2009)

 “É comum vermos os homens zombarem do que não podem compreender.”

“Minha mente se resigna ante a estagnação.” – Filme Sherlock Holmes (2009)

“Pena que a Natureza fizesse de ti um só indivíduo. Porque havia matéria para um homem digno e para um patife.”

 “— Trouxe o revolver?”

“ Não, achei ter esquecido algo, pensei que era o fogão acesso.”

“— Também!” - Filme Sherlock Holmes (2009)

 “Com o coração ao saltos. Você é masoquista?”- Filme Sherlock Holmes (2009)

Fontes de Pesquisa:

Wikpédia, a enciclopédia livre,

http://www.essaseoutras.com.br/melhores-frases-de-sherlock-holmes-livros-e-filme-citacoes-incriveis






Um comentário:

Anônimo disse...

teste