Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Evita Perón (1919-1952)




María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, (província de Buenos Aires, 7 de Maio de 1919 — Buenos Aires, 26 de Julho de 1952) foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
"Só me casarei com um príncipe ou um presidente", dizia Maria Eva Duarte quando vivia em Los Toldos, sua cidade natal no meio do pampa. Desprezada por todos como filha ilegítima, a criança almejava um futuro radiante como ouvia nas novelas de rádio, lia nas revistas de cinema e via nos filmes de Hollywood. O pai, don Juan Duarte, proprietário de terras, havia literalmente comprado sua mãe, a bela Juana Ibarguren, em troca de um jumento e uma carroça. Da união nasceram quatro meninas e um menino. Evita, a caçula, em 7 de maio de 1919. Ela mal conheceu o pai, que em seguida regressou ao católico lar onde o esperavam a esposa e filhos legítimos.Dona Juana enfrentou sozinha as vicissitudes e, quando a caçula Evita estava com 11 anos, mudou-se com os filhos para Junín, uma vila na mesma província de Buenos Aires. O preconceito, porém, era igual. Os colegas de escola, por exemplo, não tinham permissão de cortejar Evita, em razão da origem. Não obstante, suas três irmãs mais velhas progrediram socialmente. Encontraram trabalho e fizeram bons casamentos.Restaram os rebeldes: Juancito e Eva, a sonhadora decidida a tentar a vida no mundo do espetáculo. Humilhações demais lhe renderam um caráter duplamente genioso e uma vontade indomável. Aos 15 anos, em um dia 2 de janeiro de 1935, ela partiu para a capital, Buenos Aires. Apelidada de "Paris da América do Sul", a cidade fora arruinada pela crise mundial de 1929-30 e dependia das exportações de carne e de trigo, Eva, pálida e morena, batia incansavelmente às portas dos teatros. Seu único trunfo, a obstinação. Fora a teimosia que se tornou lendária, ela não tinha grande coisa a oferecer. Sem real talento artístico nem extraordinária beleza, ela era ignorante, arredia. Às humilhações vividas, somaram-se outras. Histórias bastante banais: diretores que exerciam a sedução, amantes de algumas horas. À mãe e às irmãs, que lhe suplicavam a volta para Junín, respondia sempre: "Primeiro, a celebridade".[1]

Em janeiro de 1935, com apenas quinze anos de idade e acompanhada de Agustín Magaldi, cantor de tangos e amigo da família, considerado o Gardel do interior argentino, Eva partiu para a capital com uma malinha contendo suas poucas roupas, talvez apenas com um vestido "de sair" e mais uns trapinhos cuidadosamente lavados e engomados por Dona Juana. Com dezesseis anos, decidiu seguir a carreira artística em Buenos Aires. Em 1937 estreou no cinema no filme Segundos Afuera e, em seguida, foi contratada para fazer radionovelas.
Em 1944 conheceu Juan Domingo Perón, então vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra. No ano seguinte, Perón foi preso por militares descontentes com sua política, voltada para a obtenção de benefícios para os trabalhadores. Evita, então apenas a atriz Eva Duarte, organizou comícios populares que forçaram as autoridades a libertá-lo. Pouco depois se casou com Perón, que se elegeu presidente em 1946.


UMA HISTORIA MUITA BONITA E TRISTE.O POPULISMO LATINO AMERICANO FOI O PERONISMO ARGENTINO, MOVIMENTO QUE AINDA HOJE APRESENTA GRANDE CAPACIDADE DE MOBILIZAÇAO, TENDO SIDO RESPONSAVEL PELA ELEIÇAO DO PRESIDENTE NESTOR KIRCHNER EM ABRIL DE 2003.
O PERONISMO SURGIU EM MEADOS DO SECULOS XX, EPOCE EM QUE A ARGENTINA ERA A NAÇAO MAIS RICA E INDUSTRIALIZADA DA AMERICA LATINA.EM 1943, OS MILITARES ASSUMIRAM O PODER POR MEIO DE UM GOLPE DE ESTADO E NOMEARAM PARA MINISTRO DO TRABALHO O CORONEL NACIONALISTA JUAN DOMINGO PEROM.
AO PROMOVER MELHORIAS SALARIAIS, ESTIMULAR A SINDICALIZAÇAO E CRIAR A LEGISLAÇAO TRABALHISTA, PERON CONQUISTOU O POVO ARGENTINO, PRINCIPALMENTE A CLASSES MAIS POBRES EVITA ERA UMA MULHER POBRE QUE VEIO DE SUA CIDADE NATAL SEM DESTINO,€ABOU VIRANDO ATRIZ,TIPO CAMBARE, AI CONHECEU O MINISTRO PERON.ACABOU CONQUISTANDO O CORAÇAO DE PERON, E DOS ARGENTINOS;
EM 1946 PERON, ELEGEU PRESIDENTE E ADOTOU UMA FORTE POLITICA NACIONALISTA, QUE GARANTIU SUA REELEIÇAO EM 1951, GRAÇA A POPULARIDADE DE SUA ESPOSA EVITA PERON.
EVA PERON, CONHECIDA COMO EVITA, APARECIA COMO DEFENSORA DOS SETORES POBRES DA POPULAÇAO.TEVE UM GRANDE ELO COM OS ARGENTINOS.
EM 1952, EVITA FICOU DOENTE, AOS 32 ANOS DE IDADE, ENQUANTO SE TRATAVA DE SUA DOENÇA OS ARGENTINOS REZAVAM PELA SUA RECUPERAÇAO.UM DIA DEITADA EM SUA CAMA, SAIU NA SACADA E LA EM BAIXOS OS ARGENTINOS REZAVAM POR ELA, AI ELA COMEÇOU A CANTAR NAO CHORES POR MIM ARGENTINA.EVITA MORREU EM 1952, DEIXANDO OS ARGENTINOS A CHORAR.

O outro lado de Evita

Valendo-se do seu carisma sexual, Evita mantinha controle sobre uma rede de homens em postos estratégicos no regime de seu marido. E castrou, direta ou indiretamente, muitos revoltosos. Os adversários eram torturados com choques elétricos nos genitais, que os deixavam impotentes. Ela também assumiu a responsabilidade direta pela castração de líderes rebeldes. Os testículos das vítimas eram conservados num recipiente de vidro que ficava em cima de sua escrivaninha - o que obviamente causava uma considerável impressão nos ministros, oficiais e delegados dos sindicatos que a procuravam com petições.

Morte
Morreu aos 33 anos, de câncer uterino. Embalsamado, seu corpo ficou exposto à visitação pública até que, durante o golpe de Estado que derrubou Perón em 1955, seu cadáver foi roubado e enterrado em Milão, Itália. Dezesseis anos mais tarde, em 1971, o corpo foi exumado e transladado para a Espanha. Ali foi entregue ao ex-presidente Perón, que vivia exilado em Madri. O médico argentino que embalsamou Evita revelou que fora um trabalho perfeito, uma vez que, Evita parecia "uma boneca" devido a sua baixa estatura, pele alva e vestido de cetim branco. Após a vinda do esquife da Espanha numa caixa de vidro...Evita parecia adormecida.
"Evita havia se diluído, estava em todos os lugares! A sua identificação à sua pátria fora tão completa e consumada que agora, morta enquanto integridade física coesa, ela vivia, enquanto mito, em todos os recantos da Argentina."
Perón voltou à Argentina em 1973 e foi reeleito presidente, tendo a terceira mulher, Isabelita Perón, como vice. Após sua morte, em 1974, Isabelita Perón trouxe o corpo de Evita para a Argentina onde foi exposto novamente por um breve período. Foi então enterrada novamente no mausoléu da família Duarte no cemitério da Recoleta, na cidade de Buenos Aires.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/477008-evita-peron/#ixzz1eleoWt00
http://pt.shvoong.com/humanities/477008-evita-peron/
wikipedia.





Nenhum comentário: