Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A inesquecível novela "Antonio Maria" ( 1968 - 1969)





Antônio Maria foi uma telenovela brasileira, produzida pela TV Tupi e apresentada de julho de 1968 a abril de 1969, às 19h. Foi escrita por Geraldo Vietri e Walter Negrão e dirigida por Geraldo Vietri.
Antônio Maria é um português de Lisboa que vem para o Brasil e se emprega como motorista particular na casa do Dr. Adalberto, um rico comerciante, dono de uma cadeia de supermercados em São Paulo. As duas filhas do patrão, Heloísa e Marina se apaixonam pelo motorista, que se torna o conselheiro familiar após a decadência financeira em que a família entra por culpa do noivo de Heloísa. Apesar das ofertas para ganhar mais dinheiro, Antônio Maria mantêm-se trabalhando para o patrão. O mistério da telenovela é a razão pela qual o português se mantém no emprego humilde mesmo sendo um rapaz de fino trato.
Elenco
Sérgio Cardoso.... Antônio MariaAracy Balabanian.... HeloísaElísio de Albuquerque.... Dr. Adalberto Dias LemeMaria Luiza Castelli.... CarlotaWilson Fragoso.... Heitor de LimaCarmem Monegal.... MarinaGian Carlo....JorgitoDênis Carvalho.... EduardoPaulo Figueiredo....Otávio FerrariTony Ramos.... GustavoAnnamaria Dias.... GlorinhaNéa Simões.... CatarinaBeth Caruso....BethNorah Fontes.... BereniceJacira Silva.... Maria ClaraPatrícia Mayo.... AlziraMarcos Plonka.... Honório SeverinoCanarinho.... ArquimedesGuy Loup.... Lúcia
Curiosidades
No início, a telenovela agradou principalmente a colônia portuguesa no Brasil, que se sentiu homenageada mas, no terceiro mês, a telenovela já era campeã de audiência.O autor Geraldo Vietri fez questão de colocar na novela atores jovens, com o intuito de ganhar o público jovem. Conseqüentemente, deu impulso às carreiras de Aracy Balabanian, Tony Ramos, Paulo Figueiredo e Dênis Carvalho.Antônio Maria foi um marco da teledramaturgia porque os personagens eram pessoas com qualidades e defeitos, o que trouxe identificação com o público. Além disso, a linguagem empregada pelos personagens nada tinha de rebuscada, aproximando-se do coloquial.A atriz Jacira Silva, que interpretou a empregada doméstica Maria Clara, se tornou um ídolo entre a classe, em virtude dos cursos por correspondência que a personagem fazia.Após o sucesso na telenovela, Sérgio Cardoso foi contratado pela TV Globo.O sucesso da novela estimulou o autor a fazer uma outra novela no mesmo estilo no ano seguinte: Nino, o Italianinho, que conseguiu o mesmo sucesso.Em 1985, a TV Manchete produziu um remake de Antônio Maria, que acabou em fracasso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Maria_(telenovela)A



SÉRGIO CARDOSO

No dia 18 de agosto de 1972 o Brasil parou, emocionado com a morte súbita do ator Sérgio Cardoso. O país perdia um dos maiores atores do teatro e da televisão do século XX. Se nos dias atuais Paulo Autran (falecido em 2007) e Fernanda Montenegro, são conhecidos como os reis do teatro brasileiro, há quatro décadas, este título pertencia a Sérgio Cardoso e Cacilda Becker, cuja memória perdeu-se no tempo e no pouco registro que se ficou em vídeo dos dois.
Sérgio Cardoso era, ao lado de Tarcísio Meira e Francisco Cuoco, o maior galã da tevê Globo do início dos anos setenta. Aos 47 anos de idade uma parada cardíaca tirou-o definitivamente de cena, quando protagoniza a novela O Primeiro Amor, de Walter Negrão. Sua presença no teatro confunde-se com a história deste em várias décadas do século passado. Porte de galã, talento de gigante, dono de uma imensa popularidade no teatro, era enérgico na interpretação dos seus personagens. Sérgio Cardoso soube direcionar esta popularidade diante das câmaras da televisão, sendo aplaudido como um dos maiores ídolos das telenovelas. Se a sua vida foi marcada pelos holofotes da fama, a sua morte criou uma das lendas urbanas mais difundidas no país, a de que teria sido enterrado vivo. Viva é a obra genial deste ator, para sempre escrita com as luzes da ribalta.

http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2008/06/srgio-cardoso.html















2 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo tudo isso,amei demais
Eu amava essa novela,tenho saudades de quando se fazia uma boa novela.
Hoje é só sexo e traição o que vemos nas novelas atuais.

Não sei quem és ,mas amei isso.

Unknown disse...

Minha segunda novela...
A primeira foi A Rainha Louca
Antonio Maria paralizava minha casa...