Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 12 de novembro de 2011

Olhos nos Olhos (1976)


Olhos nos olhos
(1976)
Composição: Chico Buarque de Hollanda
Interpretação: Chico Buarque de Hollanda
Música do LP"Meus caros amigos" de 1976 de Chico Buarque. Uma das famosas músicas de Chico onde o autor desvenda o universo feminino com muita sensibilidade.
Chico (Francisco Buarque de Hollanda) nascido no Rio de Janeiro em 19/06/1944, filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, mudou-se aos dois anos com a família para São Paulo. Sua casa era frequentada pelos grandes intelectuais do país devido aos conhecimentos e relacionamentos do pai. Em 1952 a família mudou-se para a Itália onde o pai foi lecionar. Retornaram ao Brasil dois anos depois indo residir em São Paulo.
Foi em São Paulo que Chico viveu sua adolescência e juventude. Estudou no Colégio Santa Cruz, de padres canadenses, um dos melhores de São Paulo, que dava muita ênfase aos aspectos sociais e artísticos dos alunos, onde Chico pode desenvolver suas imensas potencialidades. Estava assim formada a trinca necessária ao sucesso: sensibilidade e talento de Chico, ótima herança cultural familiar e oportunidades estimuladas no Colégio Santa Cruz.
Ingressou na FAU Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, tendo cursado até o terceiro ano, quando desistiu da arquitetura para dedicar-se à música.
É considerado um dos compositores mais produtivos e mais eruditos da MPB sendo autor de mais de 300 composições tanto só como com inúmeros parceiros: Edu Lobo, Djavan, Francis Hime, Tom Jobim, Roberto Menescal, Vinicius de Moraes, Toquinho e outros. Desde1965 participou ativamente como compositor e cantor em festivais, espetáculos teatrais e cinema.
A partir dos anos 90 sua produção musical diminuiu, passando a dedicar-se mais à literatura.
Aos 22 anos, com apenas 30 composições foi o mais jovem artista a prestar depoimento no importante MIS Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, quando o então diretor do MIS, o musicólogo Ricardo Cravo Albin comparou a obra de Chico à de Noel Rosa. O jornalista Millor Fernandes considerava Chico "a única unanimidade nacional".
Suas músicas de maior sucesso foram : "Tem mais samba", "A Rita", "Pedro pedreiro", "Amanhã ninguém sabe", "Olê olá", "Construção", "Com açucar e com afeto", "Atrás da porta", "Feijoada completa", "Mulheres de Atenas", "O meu amor", "Olhos nos olhos", "A banda" e muitas outras.
Casado durante mais de trinta anos com a atriz Marieta Severo, tiveram três filhas.
Sua música "A banda" participando do festival de MPB da TV Record de 1965 defendido por Nara Leão, foi julgada vencedora pelo juri; devido aos apelos populares em favor da concorrente "Disparada" que estaria perdendo para "A banda", antes da decisão final do juri, Chico exigiu do mesmo juri que fosse considerado "empate" entre as duas músicas. Este gesto demonstra toda a grandeza de carater de Chico.

Dárcio Fragoso

http://www.paixaoeromance.com/70decada/olhos_nos_olhos/h_olhos_nos_olhos.htm

Nenhum comentário: