Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 26 de março de 2012

Por onde andam Antonio Carlos e Jocafi ?


Antonio Carlos e Jocafi
Dupla de compositores baianos, Antônio Carlos Marques Pinto era guitarrista da orquestra do maestro Carlos Lacerda e Jocafi (José Carlos Figueiredo), que chegou a estudar Direito, tinha algum prestígio na Bahia como compositor quando se conheceram, em 1968. Tiveram diversas músicas interpretadas por Maria Creuza, que mais tarde casou-se com Antônio Carlos. Na década de 70 trocaram a Bahia pelo Rio de Janeiro e gravaram alguns sucessos pela RCA, como "Você Abusou" e "Toró de Lágrimas". Participaram de festivais no Brasil e no exterior, tiveram composições inseridas em trilhas sonoras de novelas e minisséries e continuam se apresentando e gravando.

Aqui está uma matéria que retirei do "extra on line":

Jocafi e Antonio Carlos, são os autores de "Você abusou", interpretada por Stevie Wonder no Rock in Rio

Passava da 1h da manhã desta sexta-feira, quando o telefone residencial do cantor Jocafi, de 66 anos, tocou. Um amigo ligava para avisar que “Você abusou”, música dele e de Antônio Carlos, estava sendo entoada pelo astro Stevie Wonder e acompanhado de um coro de 100 mil vozes no Rock in Rio.

- Queria vê-lo, mas peguei no sono. Estava dormindo, quando liguei a TV e peguei só o finalzinho. Meu filho Rafael foi ao show, me perguntou se o Stevie ia tocar “Você abusou”. A gente torcia para que acontecesse, mas não tinha certeza - contou Jocafi, que junto de Antônio Carlos, não parou de receber ligações de amigos, fãs, e jornalistas ao longo de todo o dia seguinte à apresentação.

Não é a primeira vez que Stevie canta “Você abusou”. A primeira foi no programa “Conexão Roberto D’Ávila”, quando o cantor entoou os primeiros versos da canção. A segunda, desta vez diante do público, foi 1995 no Free Jazz Festival, acompanhado por Gilberto Gil.

- É uma pena que até hoje não vimos esse show. O Gil é nosso Stevie Wonder. Gênio. A interpretação deles juntos é imbatível. Mas hoje o que eu mais queria ver mesmo era ter visto o público cantando junto - confessa Antônio Carlos, de 65 anos, que escreveu a letra em 1970.

Na época, Jocafi, autor da melodia e influenciado pela Bossa Nova, não se emocionou com a arrebatadora letra.

- Eu queria algo mais sensível, amorzinho, achava essa coisa de “Que me perdoem se eu insisto neste tema / Mas não sei fazer poema ou canção / Que fale de outra coisa que não seja o amor” muito agressiva, muito forte. De cara não gostei - confessa ele.

E a dupla ofereceu a canção inédita para outros cantores como Wilson Simonal, que não a gravou de cara.

- Depois que lançamos ela já teve mais umas 200 regravações. Maysa, Sérgio Mendes, Maria Creuza, Célia Cruz, Jorge Aragão, Daniela Mercury, e mais recentemente, Diogo Nogueira, a gravaram. Ela já deixou de ser nossa, é do mundo. Junto de “Garota de Ipanema” e “Aquarela brasileira” faz sucesso internacional. Acredito que é uma questão de sorte, mas do que da músicas ser boa - analisa Antônio Carlos, que reconhece o retorno dela também em diretiro autoral: - Dá um bom retorno, sim!

Embora não fosse um protesto, “Você abusou” chegou a ser censurada no lançamento, em plenos anos de chumbo.

- É um canção de amor. Mas não foi em homenagem à ninguém. Não abusaram de mim (risos) - conta Antônio Carlos, que hoje, acha que a corrupção é que abusa do povo brasileiro.

A dupla continua na ativa, e faz shows pelo Brasil, que podem ser contactados através do site www.http://antoniocarlosejocafi.com.br/ .


http://busk.com/news/autores-de-lsquovocecirc-abusoursquo-antonio-carlos-e-jocafi-tecircm-dia-de-estrela-apoacutes-show-de-stevie-wonder

Clique nas telinhas abaixo para ouvir alguns de seus maiores sucessos...













Um comentário:

José Fernando disse...

Esse site informado esta inativo, teriam um outro contato de Antonio Carlos e Jocafi? Obrigado