Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 15 de abril de 2012

, Rockabilly atravessando os tempos.








Estilos de roupas e penteados




Adicionar legenda















 Moda rockabilly feminina-Vestidos cintados com golas sweet-heart, com o busto escondido e acinturadas e rodadas em baixo; saias de cintura  alta em cores: preto e vermelho; casacos cardigan; camisas de manga comprida justas; saias compridas com estampado floral ou cores sólidas; calças de cintura alta e que deixem ver o tornozelo. Para os sapatos, ,sandálias (rasas ou altas),e botas. Tenta usar meias curtas com os sapatos rasos. Acessórios populares incluem colares inspirados em tatuagens, malas com padrão leopardo, redes para o cabelo, e pequenos e clássicos brincos.

Moda rockabilly masculina-Inspirado em Grease, Elvis e afins, a tendência Rockabilly traz looks com calças justas e curtas, mocassim, oxford, camiseta branca, camisa de manga curta e homens topetudos ao extremo. É muito estilo de uma vez só! Mas se você acha que não consegue sustentar tal ousadia, aposte em detalhes como a calça curta + topetinho básico e se torne um fiftie's man com total delicadeza!






Rockabilly

Origens estilísticas Rock and roll, Country, Blues, R&B
Contexto cultural Meados da década de 1950, Estados Unidos
Instrumentos típicos Guitarra - Contrabaixo - Bateria - Piano
Popularidade Popular nos anos 1950, foi revivido em meados dos anos 1980. O Rockabilly continua a ter popularidade nos tempos atuais.
Formas derivadas Rock'n'roll, surf rock, garage rock, punk rock, Country Rock
Subgêneros
Heartland rock
Gêneros de fusão
Psychobilly, punkabilly, new rockabilly, swing revival
Outros tópicos
Teddy Boy - Doo Wop - Oldies
Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido no começo da década de 1950.
O termo "rockabilly" é um portmanteau de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero. Outras influências importantes foram o western swing, o boogie woogie e o rhythm and blues. Podem ser citados como principais expoentes do estilo Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Bill Halley, Johnny Cash, Gene Vincent, Eddie Cochran e Johnny Burnette.
A influência e a notoriedade do estilo desvaneceram-se nos anos 60 com o surgimento da invasão britânica e o sucesso da Motown, mas durante o final dos anos 70 e começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje, frequentemente vinculada a uma subcultura própria.

Origem da expressão
O termo rockabilly nasceu da junção das palavras rock (de rock’n roll) e hillbilly termo utilizado nos Estados Unidos para definir música caipira, mais tarde sendo substituído por country music que contribuiu fortemente para o desenvolvimento desse gênero

Cenário Atual Brasileiro
O Rockabilly propriamente dito surgiu tardiamente no Brasil, já em clima de “revival”, com o Eddy Teddy e sua banda Coke Luxe.

Desse momento em diante, especialmente após o show do Stray Cats em São Paulo, formaram-se vários grupos de rockers, especialmente na capital e região do ABC, e a questão deixou de ser puramente musical, para se transformar num verdadeiro estilo de vida. Entre esses grupos, podemos mencionar os Rebeldes e os Ases do Rock´n Roll (ABC), Ratz, The Dogs, Rebel 50´s, AeroRockers, Ted Netuno e os Rabos-de-peixe, entre outros.

Muito mais que um culto nostálgico, o estilo rocker no Brasil se tornou um modo de vida diário e dinâmico, com os olhos no passado, mas a mente no futuro. Os mais modernos meios eletrônicos de comunicação e divulgação são usados em todos os seus limites e isso criou uma rede nacional informal que permite o contato entre pessoas, artistas, bandas, nunca imaginado antes.

Com isso, do final da década de 90 até o momento, assistimos ao fortalecimento de casas noturnas com ênfase no estilo “fifties”.
Este post foi inspirado no entusiasmo de minha filha de 22 anos por este estilo de dança. 

E aí, vamos dançar Rockabilly?

Fontes de pesquisa:

http://bozzodiablo.wordpress.com/2010/04/26/rockabilly-psychobilly-historia-e-visual/

http://cerejeiraseflores.blogspot.com.br/2010/12/rockabilly.html
http://img2.blogblog.com/img/video_object.png
Wikpédia, a enciclopédia livre
http://www.baaphonico.com/2011/12/moda-masculina-rockabilly-man.html

Sugestão de músicas: Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Gene Vincent, Charlie Feathers, Jumpin' Gene Simmons, e Buddy Holly.






Comentário de Toddy Rabecão

Toddy Rabecão é músico da banda "Locomotivos" de Rockabilly Clássico de São Paulo.
Repertório dançante, caipira e envenenado! 

Vejamos aqui o comentário construtivo de quem entende do assunto!

Sua matéria está bem completa!
Você fez uma boa pesquisa. Citou até o nome das principais gagues rockers.

Só tenho 3 coisas a acrescentar:

Bill Halley Chucky Berry e Jerry Lee Lewis não foram artistas do rockabilly. Eles fizeram parte da explosão do rock'n roll, que ocorreu a partir de 57. Chuck Berry e Bill Halley, podem ser classificados como rock'n roll e Jerry Lee Lewis, rock'roll/ boogie woogie.

O rockabilly tradicional levava só Violão, Guitarra, Contrabaixo e bateria. Quando explodiu o rock'n roll,  acrescentaram piano.

Alguns dos artistas do rockabilly acabaram entrando na onda do rock'n roll, como Elvis, por exemplo. Outros se mantiveram no rockabilly tradicional.

Isso é um excesso de rigor de conceitos da minha parte. Porque na verdade, mesmo entre os rockers, poucos sabem essa diferenciação. A diferença entre os dois estilos é bem tênue mesmo.

A última e mais importante é a seguinte:

Rockabilly não é o estilo de dança, mas sim o principal dos estilos de música que fazem parte dessa cultura musical que teve origem na década de 50.

O estilo de dança se chama modern jive.

Com o modern jive, dançamos rockabilly, rock'n roll, boogie woogie, R&B e derivados...

Mas, popularmente, a gente acaba chamando tudo de rockabilly mesmo, inclusive a dança.

Visitem a página de Toddy Rabecão no Facebook:

https://www.facebook.com/locomotivos.rockabilly?ref=ts&fref=ts

Valeu Toddy! Obrigada!






Nenhum comentário: