Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os Caçulas- A Chuva que cai (1968)


Conjunto vocal surgido em 1963 com o nome de "Os Caçulas da Bossa". Inicialmente, com seis componentes, passando depois a ser "Os Caçulas", com a seguinte formação: 

Alvinho (Álvaro Damasceno),
Vera Lúcia Carvalho,
Yara Pereira Mattos,
Gilberto Mingrone (mais conhecido como Gilberto Santamaria - 1951/1990).

Gravada pelo grupo vocal Os Caçulas em 1968, no auge da Guerra do Vietnã (1963-1975), a música "A chuva que cai" - versão do cantor e compositor Antonio Marcos para "É La Pioggia Che Va", de Mogol e B. Lind, gravada originalmente pelo grupo The Rokes - é retrato vivo de uma época: o descontentamento da juventude com o rumo da humanidade, e que culminou com o movimento filosófico de paz e amor dos hippies. A canção foi sucesso absoluto de vendas, gerado pela bela melodia e pela qualidade vocal dos cantores. Nem o conteúdo da mensagem, muito pessimita, algo raro entre as canções na Jovem Guarda, impediu que a música fosse cantada pelos quatro cantos do País, que experimentava a agrura da ditadura militar. O fato é que a canção não envelheceu e se mantém contemporânea.

A música "A chuva que cai" está presente no primeiro LP dos Caçulas, que também trouxe dois outros hits: "A volta do pic-nic" e "Vai ser triste". O grupo, neste disco, era formado por Alvinho (Álvaro Damasceno), Vera Lúcia Carvalho, Yara Pereira Mattos e Gilberto Mingrone, que logo se desligou do conjunto para se dedicar a carreira solo. Fez relativo sucesso como Gilberto Santamaría, e faleceu em 1990, aos 39 anos. O grupo voltou a gravar em 1969 um segundo LP, desta vez com Mário Marcos, irmão mais jovem do saudoso Antonio Marcos (1945-1992), autor dessa versão. Nesse segundo disco emplacou os hits "Pra você", "A moça do Karmann-Ghia vermelho" e "Estrela que cai". Um ano depois o grupo se desfez.







Nenhum comentário: