Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Onde fica a casa muito engraçada do Vinicius ?




Qual a história da musica " a casa " de Vinicius de Moraes?

"Era uma casa muito engraçada..." Vinicius,

Há uma especulação, de certa forma procedente, sobre a origem da música  "A Casa", de Vinícius de Moraes, grande amigo de Carlos Páez Vilaró, criador da Casapueblo. Durante recente entrevista concedida ao Globo Repórter Vilaró confidenciou que não sabe ao certo se a música foi inspirada em sua Casa ou se foi apenas fruto de uma brincadeira de Vinícius. No entanto, é certo que a casa é bem diferente, em nada lembrando as construções típicas uruguaias. Na beira de um penhasco e de frente para um pôr-do-sol maravilhoso, encanta quem a visita. Além da arquitetura é possível apreciar obras de arte e inclusive se hospedar no local, que em grande parte sedia um hotel.
"Casapueblo, é onde onde o artista plástico uruguai Carlos Páez Vilaró, conhecido e premiado no mundo inteiro, mora. Seu ateliê fica na parte mais alta da casa, que tem ainda um restaurante e um hotel. Esse obra arquitetônica nada convencional, localizada em Punta Ballena, há 15 km do centro de Punta del Este, começou a ser construída em 1958, a partir de um cômodo feito de latas. Mais tarde foi revestido com ripas de madeiras que vinham de navios naufragados. Anos depois o artista descobriu a receita que daria a cara e o estilo que a casa tem até hoje. Com cimento e cal, "pregou" uma espécie de tela de galinheiro nas paredes de madeira e pintou sua casa, feita toda à mão, de branco. A intenção foi dar contraste com o céu e o mar.
Vilaró se define como um "fazedor de coisas". Infiltra-se em todos os campos das artes plásticas que lhe chamam atenção. Já fez tapeçaria, pintura em mural, cerâmica, arquitetura, pintura e escultura. Tem uma ligação muito forte com o Brasil e uma forte influência africana em suas obras. Vilaró diz que quando visitou a Bahia, em 1956, encontrou a África inteira lá. Uruguaio, Vilaró acredita fazer parte do sol e diz que a arte e a vida são como um largo caminho cheio de portas que devem ser abertas para descobrir o que há por trás de cada uma. Para ele, sempre falta algo, sempre há portas para serem abertas."


A casa de Vilaró, construída a partir de 1958, marca seu estilo como arquiteto. Vilaró, de talento inesgotável e multifacetado, torna-se pintor, escultor, ceramista, arquiteto e escritor. Seu livro sobre o filho, morto em acidente aéreo, virou roteiro de filme de grande sucesso. E de quebra, sua casa em Punta Ballena, Uruguai, serviu de inspiração para um sucesso musical de Vinícius de Moraes




Quem passa por Punta Ballena, a apenas 15km de Punta Del Este, não consegue deixar de se maravilhar com a enorme construção branca, sem nenhuma linha reta, que se esparrama sobre as pedras à beira-mar. Tudo começou em 1958 com uma casinha simples de lata, chamada "La Pionera", que serviria de atelier ao pintor, escultor, arquiteto, cineasta, escritor e ceramista.


Esta obra de arte atraiu tantos admiradores que o ceramista passou a dar o nome dos hóspedes, aos cômodos da casa. Tem uma sala Pelé, uma varanda Brigitte Bardot, cozinha Omar Sharif, área Alain Delon e, claro, um quarto para Vinícius de Moraes.


     Com o tempo, Vilaró começou a cobrir a casa de lata com cimento e cal, pintando sempre o exterior de branco. A casa/atelier foi crescendo e interagindo com o penhasco rochoso de Punta Ballena. Quem a observa, não pode deixar de lembrar de uma mistura de Salvador Dali com Antonio Gaudí. Todo o encanamento do Casapueblo passa pela construção em relevo nas paredes, como se fossem veias de uma enorme estrutura orgânica. "Escultura para viver" é como o próprio artista chama a sua obra, que, 30 anos depois, ainda não está concluída.

Carlos Paez Vilaró

Vinícius de Moraes


A Casa De Vunícius e Toquinho





Fontes:
Folha On-Line.
http://cafeconversa1.blogspot.com.br/2010/03/musica-do-dia-toquinho-e-vinicius-casa.html
http://www.pitoresco.com.br/espelho/2005_01/vinicius/vilaro.htm

Um comentário:

Unknown disse...

O filho foi um dos 16 sobreviventes do acidente. Não morreu, está vivo até hoje