Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Você conheceu o tempo da palmatória?





Feitas em madeira de lei, com esferas exatamente do tamanho da palma da mão, a palmatória era o símbolo mais sinistro da ignorância e autoritarismo sem diálogo  dos pais e professores de antigamente. 
Ela estava presente em muitos lares antigamente, em uma parede bem visível da sala, como se em silêncio ficasse ameaçando costantemente as crianças para andarem "na linha".
Bastava o pai ou a mãe apontarem para ela com expressão séria , que o pavor tomava conta da meninada!
Os castigos mais famososcom a palamatória eram os "bolos"aplicados nas palmas de cada mão, ás vezes 5 em uma e 5 na outra, dependendo da extensão da malcriação. Parecia tortura da idade média!
A dor dos "bolos" fazia a criança " ver estrelas" literalmente!
A cruança fechava com fõrça a palma da mão em uma atitude de auto defesa, e a mãe ou o pai gritava furiosamente:- "Abra a mão! Se não abrir vou bater nos nós dos dedos!"
Os gritos da dor insuportável dos bôlos ecoavam pela vizinhança que tomava conhecimento de que uma criança estava sendo torturada pela palmatória.

Algumas escolas particulares, estaduais e municipais, tambem utilizavam a palmatória como método para intimidar e punir alunos que não faziam suas tarefasou não se comportavam bem em sala de aula.
Muitas vezes elas eram substituidas por réguas enormes de madeira ou plástico duro,  para assim o professor(a) poder alcançar mais facilmente o rebelde mais distante. Com ela, batiam no aluno nas pernas, nas costas, nos braços e na cabeça
O professor(a) parecia um feitor andando pela sala de aula brandindo o "porrete".
Não havia perigo de sofrerem represálias das autoridades educacionais competentes ou mesmo dos pais, que consideravam esta prática como normal e corriqueira.
A palmatória reinou absoluta por vários anos e muitos que estão lendo este post devem se lembrar dela.  Há quem questione que apesar de tudo ela foi eficaz para educar e que, se ainda continuasse sendo usada, talvez hoje não haveria tanta libertinagem, tantos jovens usuários de drogas e tantos descalabros acontecendo nos lares e nas ruas...
Particularmente, como filha de professores que jamais admitiram agressão física e por eles ter sido educada através de diálogo, amor e carinho, e por NUNCA ter apanhado deles, condeno veementemente qualquer prática que envolva agressão física e moral,  Considero que toda ação gera uma reação. A criança agredida com frequencia tende a se tornar agressiva. Ela aprende a punir, bater e torturar tambem.
Minha opinião é de  que o ser humano de qualidade é costruído sobre o alicerce do amor e respeito.

E você, qual sua opinião?

Pesquisas:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/no-tempo-da-palmatoria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palmat%C3%B3ria
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1913864
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/palmatoria-ainda-usada-como-punicao-corporal-20-estados-norte-americanos-624001.shtml




Nenhum comentário: