Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A delicada moça dos palitos GINA,sempre em nossa mesa!



Quem nunca viu a foto de uma moça loira, presente já a muitos anos na caixa de palitos de dente Gina?


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, seu nome não é Gina. Este é apenas o nome da fábrica que produz os palitos de dente, inspirado no nome da mãe dos primeiros proprietários. O nome da mulher que aparece na foto, é da ex-modelo publicitária paulista, Zofia Burk.
Na época que os palitos Gina apareceram no mercado , Zofia era uma das mais requisitadas profissionais na sua área de publicidade. Ela fazia comercial de sabonetes, maquiagem, shampoo e até de sabão em pó.
Hoje em dia, Zofia está com 66 anos, e se aposentou após 17 anos de trabalho na Credicard. Ela mora no bairro paulistano do Sumarezinho, mas ao contrário do que você deve pensar, ela não está vivendo a velhice com luxo após ter ganhado milhões de reais com os lucros dos palitos de dente. Mesmo a foto dela estando por tanto tempo na embalagem, ela só ganhou um cachê normal na época, e mais nada. Nunca visitou a fábrica, nunca teve uma relação mais íntima com eles. Até tentou processá-los, pedindo participação no faturamento, mas não levou a ação adiante.

Ao abandonar a carreira de modelo, porque havia ficado com o rosto muito ligado a marca, dificultando novos trabalhos, Zofia cursou psicologia, mesmo nunca exercendo a profissão, e também foi guia da agência de turismo Stella Barros. Hoje em dia é parceira do filho, em sua própria agência de turismo.

Mas vai dizer, a Zofia, ou melhor, a "Gina" já se tornou parte do nosso dia-a-dia. Ela sempre está lá quando precisamos. E como sofre ... já foi rabiscada, furada e já fizeram milhões de comunidades dela no orkut, como por exemplo: Tive Medo da Gina dos Palitos, Tenho Medo da Gina dos Palitos, Furo o Olho da Gina do Palito, entre outras. 

Sobre a Empresa fabricante dos palitos Gina

A empresa A Rela S/A foi fundada em 1945, no município de Itatiba, estado de São Paulo, sob denominação inicial de GIACOMO RELA & IRMÃOS. As atividades produtivas consistiam na prestação de serviços de manutenção e reparos de máquinas. 
Em 1947, com o crescimento dos negócios, foi constituída uma nova empresa, a A. RELA & CIA LTDA localizada também no município de Itatiba. 
A nova empresa manteve a atividade de prestação de serviços de manutenção e reparos, passando, posteriormente, a produzir máquinas para moinhos e fecularias, palitos de fósforos e equipamentos têxteis. 
A empresa alterou a sua atividade em 1959, quando passou a produzir artefatos de madeira para sorveterias, os quais eram manufaturados em máquinas de fabricação própria sob a supervisão do Sr Giácomo Rela sócio fundador com ajuda dos demais irmãos também sócios fundadores. 
Em 1965, com a transformação da empresa em sociedade anônima de capital fechado, sob a denominação A RELA S/A IND E COM. a linha de produtos foi diversificada, abrangendo palitos para dente e artefatos de madeira em geral, ou seja, prendedores de roupa, abaixadores de língua para uso medico, garfinhos para bolos, espetinhos para churrasco, palitos para pirulitos etc. 
Todos esses produtos foram designados pela marca GINA, marca essa introduzida em homenagem a Mãe dos fundadores, Sra. Rosa Del Nero Rela, que era conhecida pelo apelido de "Dona GINA". 

"Gina Indelicada"
Uma marca icônica para as famílias brasileiras e uma ideia irreverente na cabeça. Assim nasceu a Gina Indelicada no Facebook. Criada há menos de um mês, a página já conta com quase dois milhões de seguidores, números dignos de grandes companhias. A empresa Rela Gina, proprietária da marca de palitos, vem estudando uma parceria com o criador do perfil, o estudante de publicidade Rick Lopes. Apesar da repercussão, especialistas atentam para o risco deste tipo de interação nas redes sociais.

O sucesso da página acabou empurrando a fabricante de palitos para as redes sociais. A marca até então esquecida pelos brasileiros precisou estudar uma negociação de parceria para administrar a visibilidade instantânea. Os números de seguidores estão equiparados a fan pages como a do Guaraná Antárctica, Heineken, Nestlé e Coca-Cola Zero.



Apesar de considerarem uma possível parceria entre o estudante e a Rela Gina como uma excelente oportunidade para gerar interação na internet, especialistas chamam a atenção para a linha tênue que divide o humor do tom ácido utilizado nas respostas do perfil e o que pode ser considerado ofensa pelos internautas.

Rick Lopes explica que preferiu dar a imagem de indelicada para a Gina, pois a maioria das pessoas se identifica com personalidades grossas, porém autênticas e sinceras, do que com simpáticas e delicadas, que às vezes parecem artificiais.

Para quem quiser visualizar o site do Rick, aqui está:
http://www.facebook.com/GinaIndelicada?filter=3

Vejam a Gina, a DELICADA, num comercial da Cashemere Bouquet em 1969, grávida de 7 meses.


Pesquisas:
http://www.seventouch.com/2009/04/moca-dos-palitos-gina.html
http://www.gina.com.br/empresa.html
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/gina-indelicada-e-um-bom-exemplo-para-as-marcas
http://www.band.com.br/noticias/tecnologia/noticia/?id=100000529061

Nenhum comentário: