Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Compositores que fizeram músicas para Roberto Carlos cantar





Ser gravado por Roberto Carlos sempre foi um desejo para qualquer compositor. Um sinônimo de reconhecimento público e dinheiro, afinal, o artista manteve por décadas o título de maior vendedor de discos do Brasil. Quando esteve no RadarCultura em outubro de 2010, Lenine declarou que seu sonho é ter uma música gravada pelo Rei e acrescentou que Roberto Carlos “é a maior referência da música do cancioneiro popular brasileiro há cinco gerações”. 
Ele sempre exerceu seu lado crooner, de interpretar músicas de outros autores. Em 1950, com nove anos de idade, começa a cantar na rádio de sua cidade. Aos 18, já no Rio de Janeiro, é crooner da boate Plaza, onde interpreta bossa nova ao estilo de João Gilberto. O fato de se tornar um hitmaker a partir de seu segundo disco de carreira (Splish splash, 1963, com "Parei na contramão", com Erasmo Carlos) fez com que muitos pensassem que seriam dele músicas assinadas por Caetano Veloso, Getúlio Cortes, Isolda e outros. 
Antes do fenômeno de “Quero que vá tudo pro inferno” (parceria com Erasmo, 1965), Roberto faz sucesso com “Splish splash” e “O calhambeque”, ambas versões do Tremendão para canções americanas conhecidas. 
Gilberto Gil escreveu duas canções para a voz de Roberto: “Era nova” e “Se eu quiser falar com Deus”, mas elas nunca chegaram a ser registradas em disco pelo cantor capixaba.


Já Caetano Veloso teve três músicas gravadas por Roberto Carlos e pelo menos mais duas compostas a pedido dele (entre elas, “Pele”), mas nunca gravadas... A primeira música de Caetano escrita para Roberto foi “Como dois e dois”, composta ainda em Londres, depois da visita que ele fez a Caetano, quando tocou ao violão “As curvas da estrada de Santos”. “Como dois e dois” está no disco de 1971, que também tem “Detalhes” e “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, escrita pela dupla Roberto e Erasmo em homenagem a Caetano. 
Já Luiz Ayrão contou ao TodaMúsica que quando Roberto foi gravar “Nossa canção” (1966), ele sentiu falta de uma segunda parte na música. Pediu ao amigo que completasse a letra para a semana seguinte. Mas Ayrão não quis correr riscos e compôs o que faltava, ali mesmo. No álbum Inimitável (1968), Roberto Carlos gravou “Ciúme de você”, que se tornou outro grande sucesso criado também por Luiz Ayrão.

Como já foi dito, algumas das músicas gravadas por Roberto ficaram tão famosas em sua voz, que muitos pensam que são composições suas. “Falando sério” é uma delas. Ela foi escrita por Carlos Colla e Maurício Duboc e está no disco de 1977. Carlos Colla tem cerca de 25 músicas gravadas por Roberto, a maioria em parceria com Duboc.

Falando sério - Roberto Carlos
Uma outra música do disco de 1977, que é obrigatória em qualquer show de Roberto Carlos, é “Outra vez”, de Isolda. Compositora paulista, Isolda tem várias canções gravadas pelo Rei, algumas escritas em parceria com seu irmão, Milton Carlos, entre elas, “Um jeito estúpido de te amar”, presente no disco de 1975. 
Rossini Pinto é o autor de vários sucessos da Jovem Guarda, alguns deles versões de canções americanas, outros temas próprios, como “Só vou gostar de quem gosta de mim” (Roberto Carlos em ritmo de aventura, 1967). Aliás, o título desse disco é também o nome do primeiro filme estrelado pelo Rei, dirigido por Roberto Farias. Em 1968, Roberto, agora ao lado de Erasmo e Wanderléa, participa de um segundo filme, também dirigido por Farias: Roberto Carlos e o diamante cor de rosa, com cenas em Israel, onde Roberto canta “Custe o que custar”, de Hélio Justo e Edson Ribeiro. Em dupla, ou separados, estes dois compositores tem diversas canções gravadas pelo Rei. “Custe o que custar”, saiu no disco San Remo 1968 (1976) e foi regravada no CD de 1994.
Custe o que custar - Roberto Carlos
Getúlio Côrtes é um outro compositor jovem-guardista que Roberto Carlos gravou. Em todos os seus discos dos anos 1960 há pelo menos uma música dele e “Negro Gato” é uma delas. Ela está no disco de 1966, que também traz “O gênio”, composição divertida de Getúlio, que assim como “O sósia” e “Pega ladrão”, tem em sua letra um roteiro de história em quadrinhos. 

Tim Maia conheceu Roberto Carlos ainda adolescente na Tijuca, onde também morava Erasmo Carlos. Roberto e Tim tiveram um grupo de rock, The Sputniks, que não durou muito. Anos mais tarde, depois de uma temporada nos Estados Unidos, Tim Maia procurou Roberto, que já era famoso. Deste reencontro nasceu a gravação de “Não vou ficar”, de Maia, presente no disco de 1969, o mais soul da carreira de Roberto.

Não vou ficar - Roberto Carlos

Cantor e compositor de sucesso dos anos 1970, Antonio Marcos é o autor de “Como vai você?” (em parceria com Mário Marcos), outra canção que muitos acreditam ser de Roberto Carlos. Ela está no disco de 1972, assim como também “Você já me esqueceu”, de Fred Jorge, sucesso regravado recentemente por Fernanda Takai. 

Roberto Carlos costuma ser leal aos seus princípios: nunca trocou de gravadora; mantém há anos o mesmo grupo de músicos que o acompanha em shows e gravações e só canta canções nas quais realmente acredita, aquelas que falam exatamente o que ele tem vontade de dizer... Por isso, segundo Ronaldo Bôscoli, ele nunca gravou “As rosas não falam” de Cartola. Para ele, as rosas falam. 

REPERTÓRIO

1. Nossa canção, de Luiz Ayrão 
2. Como vai você, de Antonio Marcos e Mário Marcos
3. Custe o que custar, de Hélio Justo e Edson Ribeiro
4. Você já me esqueceu, de Fred Jorge 
5. Outra vez, de Isolda
6. Falando sério, de Carlos Colla e Maurício Duboc 
7. Um jeito estúpido de te amar, de Isolda e Milton Carlos 
8. Como dois e dois, de Caetano Veloso
9. Não vou ficar, de Tim Maia
10. Ciúme de você, de Luiz Ayrão
11. Só vou gostar de quem gosta de mim, de Rossini Pinto
12. O calhambeque, versão de Erasmo Carlos para a música de Gwen e John D. Loudermilk
13. Negro gato, de Getúlio Côrtes

Abaixo algumas destas músicas para matar a saudade!













Nossos aplausos ao "Rei" e aos maravilhosos compositores que fizeram tão lindas canções para que ele pudesse cantar ontem, hoje e sempre para nós!!! 







http://www.culturabrasil.com.br/playlists/roberto-canta-2



Nenhum comentário: