Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Si Adelita se fuera con otro


Você que viveu nos anos 50 e 60, não pode negar que já ouviu esta música!

"La Adelita" é um dos mais famosos corridos (canções populares) para sair da Revolução Mexicana . É a história de uma jovem mulher apaixonada por um sargento , que viaja com ele e com seu regimento.
A música é suposto ser baseado em um personagem da vida real, a identidade de quem, no entanto, não foi ainda estabelecida sem dúvida. Alguns afirmam seu nome verdadeiro era Altagracia Martínez , também conhecido como Marieta Martínez , enquanto outros afirmam que ela foi, de fato, Adela Velarde , que realmente tomaram parte na ação militar na qualidade de enfermeira , não de paixão com um sargento, como uma popular, mito vai. 

"La Adelita" passou a ser um arquétipo de uma mulher guerreira no México durante a Revolução Mexicana. Um Adelita foi uma soldadera , ou soldado mulher, que não apenas preparados e cuidados para os feridos, mas também realmente lutou em batalhas contra as forças do governo mexicano. Com o tempo a palavra adelita foi usado para todos os soldaderas, que se tornaram uma força vital nos esforços de guerra revolucionária.
O termo La Adelita, desde então, vir a significar uma mulher de força e coragem. O jogador de 20 anos de idade chefe de polícia de Praxedis G. Guerrero , Marisol Valles Garcia , foi carinhosamente apelidado de "La Adelita". Ela teria sido o único corajoso o suficiente para aceitar o cargo, após o chefe anterior foi morto a tiros por um cartel de drogas.
A música de "La Adelita" foi adaptada (sem maiores mudanças como tema principal do quadro inteiro) por Isaak Osipovich Dunayevsky , que escreveu as canções para uma das mais conhecidas comédias soviéticos Fellows Jolly (1934 filme) (russo: Весёлые ребята Vesyolye rebyata). O compositor soviético nunca mencionou as origens de sua música.


Carmen Sevilla - é uma atriz , cantora , dançarina e apresentadora de televisão espanhola .Apelidado de "namorada de Espanha",  uma das maiores estrelas do cinema e da música na Espanha , junto com Lola Flores e Sara Montiel nos anos 50 e 60.
Esta canção pertence ao PELICUILA "La Villa Guerilla" tiro em 1967 em terras astecas, interpretação magnífica da grande Carmen Sevilla

Nenhum comentário: