Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi...otônico Fontoura!



Esse era um produto que contava com um forte aliado publicitário cuja criação se deve a nada mais nada menos que Monteiro Lobato com a imortal figura de Jeca Tatu.


É que junto com a embalagem vinha um livrinho com a história de Jeca Tatu, um herói nacional nos tempos que a pobreza e a miséria grassavam nas nossas paragens.
Era um produto destinado a combater a anemia ferropriva ( ferro para o sangue e fósforo para os músculos ) e que até hoje ainda é comercializado..
Renda nos anos 50 já era um produto com 40 anos pois sua fórmula foi idealizada por Candido Fontoura em 1910 que contou com Monteiro Lobato para sua divulgação com a história do Jeca Tatu

O Biotônico Fontoura é um medicamento fortificante e antianêmico criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotônico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil.

O slogan do produto era Ferro para o sangue e fósforo para os músculos e nervos e seu jingle era Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi...otônico Fontoura!, composto em 1978.

Sua fórmula original continha 19,5% de álcool etílico!!!

O Biotônico era o inverso do Emulsão Scott. Enquanto este tem um desprezível gosto de óleo de fígado de bacalhau, aquele tinha gosto de pinga. Sim, o Biotônico, assim como o Sadol, era para nós crianças, o que a cachaça era para o Mussum, ou seja, o "mé"! Era uma delícia! Aquele gostinho que ficava na boca... hummm... não Estavamos nem aí se estávamos tomando vitaminas,  Queríamos era beber. Tomava-se uma colher de sopa antes das refeições e, às vezes, uma gole escondido.  Até imaginei...  Com duas pedrinhas de gelo e umas folhinhas de hortelã... a deficiência de ferro já era! Com este "aperitivinho" básico e supostamente "saudável",lógicamente o apetite da criançada aumentava e comiam como 'leões famintos" !!! Após as refeições lá vinha aquela sonolência! ( Bem típico de quem tomou aquele "aperitivinho" inocente, né?)
Isso porém, é uma das coisas erradas do passado, graças á Deus, coisa do passado! Onde já se viu ministrar álcool para os pequeninos?
Em 2001 a Anvisa proibiu álcool em formulações destinadas às crianças, nesta época o produto continha 9,5% de álcool etílico.

A fórmula atual contém: extrato glicólico de Aloe perryi, Commiphora myrrha, Myristica fragans e Cinnamomum zeylanicon, além de sulfato ferroso heptahidratado e ácido fosfórico.
Vejam um anúncio de 1938:

“Sempre vence o mais forte. Em todos os terrenos a vitória é dos fortes. E a própria força moral e mental depende das reservas físicas de energia. Renove as suas reservas ganhando saúde, aparelhando-se para as lutas diárias, com o Biotônico Fontoura, o mais completo fortificante, bom para todas as idades. O Biotônico Fontoura age diretamente sobre o sangue, regenerando-o, e sobre os músculos e nervos, fortalecendo-os. Abre o apetite. Aumenta o peso. E condiciona o organismo para melhor e mais proveitosa assimilação dos alimentos. Use Biotônico Fontoura e seja, em todas as situações, o mais forte, o mais alegre, o mais capaz!”                                                                                                O anúncio trazia também uma declaração sobre a ação “rápida e eficassíssima” do biotônico assinada pelo médico Mário Motta.6 de fevereiro de 1938.


http://www.flickr.com/photos/21701036@N00/2873331615/
http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/tag/biotonico/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biot%C3%B4nico_Fontoura
http://alorotadarosa.blogspot.com.br/2011/11/biotonico-fontoura.html


Vejam o comercial abaixo do final dos anos 70 com o slogan inspirado na cartilha "Caminho Suave" pela qual muitas das crianças brasileiras ainda eram alfabetizadas.

♫♫ Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi...otônico Fontoura! ♫♫







Nenhum comentário: