Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 21 de maio de 2013

"The House of the Rising Sun” -1965





"The House of the Rising Sun” é uma canção folk americana que ninguém sabe ao certo quem compôs, nem em que ano. Sua origem poderia estar, inclusive no século XIX. O que se sabe é que a primeira gravação foi feita em 1934 por Ashley & Foster. Depois disso inúmeras regravações da música foram feitas ao longo dos anos e a mais bem sucedida delas é a do grupo de rock The Animals de 1964. "The House of the Rising Sun" é também chamada "Rising Sun Blues". A canção narra a história de alguém que perdeu tudo em Nova Orleans (Luisiana). Dependendo da versão, a canção pode ser interpretada desde a perspectiva de uma mulher ou de um homem. A versão gravada pelos “animais” de 1964 , que atingiu o n.º 1 lugar nos Estados Unidos e na Inglaterra, é de longe, a mais conhecida!

Bob Dylan gravou “The House of the rising Sun”, no seu álbum de estréia em 1962, já imortalizada por LEADBELLY na década de 30, o cantor folk Woody Guthrie também fez sua versão em 1941e posteriormente, em 1964, Eric Burdon and THE ANIMALS a gravaram magistralmente, tornando-se um hit de sucesso mundial. Nina Simone, Duane Eddy, Tim Hardin, Johnny Hallyday, Alan Price (sem os animais), Marie Laforêt, Henry Mancini e sua orquestra, Marianne Faithfull, Peter Seeger, Miriam Makeba, Gerry & The Pacemakers, BTO, Georgia Turner, The Ventures e até Jimi Hendrix, fizeram suas versões. Entre tantos outros.

Em 1969, um grupo de hard rock - Frijid Pink – também fez sua versão. Recentemente, a música foi gravada pela banda norte-americana de metalcore Walls of Jericho. Também foi muito bem interpretada pelo cantor egipto-grego Demis Roussos. “The House...” também fez um sucesso absurdo em 1977, em sua versão disco gravada por Santa Esmeralda que também fez “Don’t Let Me Be misunderstood”. Também foi gravada em 2001 de forma belíssima e emocionante por Sinead O’Connor numa coleção chamada “The Black Album” com 8 Cds. No Brasil, a versão mais conhecida é a de Agnaldo Timóteo.

Vejamos algumas versões:











http://obaudoedu.blogspot.com.br/



Nenhum comentário: