Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 7 de julho de 2013

Como os homens dos anos 50 se vestiam e se comportavam?


Relembrando o perfil do homem na década de 50, ano em que muitos de nós ainda éramos crianças,, com certeza nos  recordaremos dos nossos pais e avós e,  para muitos aqui,  a época em que eram jovens.
Para você leitor, " menos vividos" que não conheceu esta época, é interessante conhecer o contexto em que seus avós ou bisavós viveram.

Como se vestiam?


A moda masculina dos anos 50 tinha predominancia do estilo americano, pois todos queriam parecer "bons cidadãos"imitando o estilo americano.
Todos pareciam estar usando uniforme, pareciam estarem todos vestidos iguais. Os ternos eram de cpres sóbrias,como   cinza escuro, azul e  marrom  Reparem no lenço branco dobrado no bolsinho do paletó.
As camisas eram listradas e as calças estreitass e curtas, embora com tecido "sobrando"  nas pernas.
Usava~se tambem   baixo do paletó em climas mais frios.



No verão, as camisas de cores espalhafatosas eram usadas fora das calças e na praia as bermudas eram usadas com meias!!!


O traje de banho era a sunga estampada.


Jeans, jaquetas de couro e camisas tchirt eram usadas pelos "mais rebeldes" como era muito visto nas telas de cinema. 


Os sapatos usados eram mocassins, oxfords,tênis converse preto e branco, alem dos clássicos en couro amarrados com cadarço.


Toda história que envolve a origem do suspensório masculino faz desse acessório especial. Foi nos anos 50 que começaram perder força, já nos anos 60 os homens “abandonaram” de vez. Nossos pais e  vovôs ainda usavam...


Os homens não saiam de casa sem chapéu!




o cabelo tinha cortes militares tipo "escovinha" e o " flat- top" ( curto nas laterais e alto no topo da cabeça)
Gels e cremes eran usados para fixar e abrilhantar os cabelos, como o antigo "Goumex" e "Brilhantina"


Alguns mais jovens, como Elvis Presley e James Dean, tinhm um topete ao estilo Pompadour


Relógio de bolso eram mais visto nesta época,  nos bolsinhos da frente da calça do vovô,  presos por uma corrente


Este é um modelo de relógio de pulso da época.

  Como eles se comportavam?

Na década de 1950, os valores da sociedade, estavam sofrendo mudanças, O cinema, a música e a literatura, tiveram um papel muito importante nessa época, principalmente entre o público jovem. Antes dos anos 50 não havia separação entre jovem e adulto. Independente da idade as pessoas se vestiam e agiam da mesma forma. Nesta época surgiram verdadeiros ídolos, modelos que a juventude seguia à risca.
Os rapazes imitavam o visual e o jeito de agir do ator Marlon Brando nos filmes Uma rua chamada pecado (de Elia Kazan, 1951), em que ele aparecia vestindo jeans e camiseta, e O selvagem (de László Benedek, 1953) no papel de um motoqueiro que estava sempre de jaqueta de couro. Ser como Brando representava liberdade.

A partir de 1955, o ator James Dean passou a ser o modelo da juventude. Em seu filme Juventude Transviada (de Nicholas Ray), ele usava topete, se vestia aparentemente de uma forma que a sociedade considerava na época um boêmio, se sentia incompreendido e adorava andar em alta velocidade, uma forma de demonstrar que de alguma forma era livre. Era um legítimo rebelde sem causa. 
O rock se reinventava,ressurgindo mais barulhento do que nunca. Elvis Presley com o seu rebolado assumiu o posto de Rei do Rock, influenciando toda uma geração na maneira de dançar e se comportar. Seu topete e as grandes costeletas formavam seu estilo junto ao figurino diferente, marcado por suas jaquetas de couro.

Na literatura não podemos esquecer de Jack Kerouac e seu On the road, que iniciou uma verdadeira revolução na cultura da época, que ficou conhecida como Geração Beat. 
Os rapazes saíam a rua com o cabelo desalinhado e expondo sua camiseta, que era roupa de baixo. As festas eram regadas às batidas de rock, tido como imoral na época. Sem falar nos “rachas” disputados pelos jovens com suas motocicletas e carros. Sem dúvida os ícones da década de 50 influenciaram os jovens com sua arte e comportamento. 

Mas paralelamente, existia um outro tipo de homem fortemente influenciado pelos valores morais burgueses tradicionais .Predominantemente habitantes das pequenas cidades, este tipo de jovem mais conservador, era  o que definimos atualmente como  o "romântico á moda antiga", Dava  flôres para a mulher amada, fazia serenatas para conquistá-la, mandava bilhetinhos, levava a namorada  ao cinema e se despedia com longos e apaixonados beijos na penumbra ao portão.
Este perfil de homens era mais conservador para se vestir, usando terno , chapéu e camisa social.
Sendo criados e educados por famílias patriarcais e machistas, procurava atender ás expectativas dos pais das moças, que consideravam "bom partido" para suas filhas,ser honesto e trabalhador, capaz de manter a família com conforto.
Depois que se casavam , se comportavam de acordo com a educação machista que haviam recebido.
Dentro de casa, os homens deveriam ser solicitados apenas a fazer pequenos reparos. Para as revistas da época, as mulheres não tem o direito de questionar a divisão tradicional de papéis, nem exigir a participação dos maridos nos deveres do lar.
Esta  espécie antiga tinha enorme dificuldade em se dedicar ao cotidiano da família, ou fazia isso de um jeito rígido, compartimentado: "carro, encanamento, investimentos, eu cuido. O resto é coisa de mulher, 
certo?"
O Homem Antigo era invariavelmente provedor (que o Homem Novo nem sempre é), mas pouco sabe da casa e da rotina dos seus filhos, embora possa estar por ali, meio entediado, porque a vida de verdade está lá fora.

"O homem antigo veste seu casaco de esquecimentos e caminha noites que não terminam em busca de si mesmo. O homem antigo tem uma cicatriz guardada na bolsa. O homem antigo ainda acredita na palavra, embora saiba que a poesia deixou de existir"
Poeta Álvaro Alves de Faria

Fontes de pesquisa:
-mulheres-da-decada-de-1950-foram.html
http://barmodamasculina.com/usando-suspensorio-masculino/
http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2011/11/anos-50-parte-2-moda-masculina.html
http://multiplot.wordpress.com/2008/09/29/decada-de-50-especial-james-dean/
http://estiloindividual.blogspot.com.br/2011/10/decada-de-50-icones-influencia-e.html



Um comentário:

Unknown disse...

Sensacional!!
Amei esse blog.