Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 2 de agosto de 2014

Bebê propaganda nazista era judia!



A revelação foi feita pela própria pessoa na foto, Hessy Taft, hoje com 80 anos.
Hessy Taft, cujo sobrenome de solteira é Levinson, nasceu em Berlim em 1934, filha de pais judeus originários da Letônia.
Ambos músicos, eles haviam chegado à Alemanha em 1928 para trabalhar como cantores de ópera.
Em depoimento a funcionários do museu, Taft contou que o contrato de seu pai foi cancelado imediatamente assim que suas origens judias foram descobertas.
Concurso
Em 1935, a mãe de Hessy e sua tia a levaram para ser fotografada por Hans Ballin, um renomado fotógrafo em Berlim.
Sete meses mais tarde, para surpresa da família, a empregada dos Levinson disse ter visto a foto da pequena Hessy na capa da revista nazista Sonnie ins Hous (Raio de Sol na casa, em tradução livre).
A fotografia havia sido escolhida em um concurso promovido pelo Departamento de Propaganda Nazista, chefiado por Joseph Goebbels.
A melhor entre cem imagens clicadas pelos melhores fotógrafos alemães representaria o "bebê alemão ariano ideal" e seria capa da revista.
Sem que a família Levinson soubesse, Ballin submeteu a foto de Hessy e de outros dez bebês. A ironia de a fotografia trazer uma bebê judia foi motivo de piada durante muito tempo na família.
A foto da menina também foi redistribuída em cartões postais em todo o país e até na Lituânia.
Quando perguntada o que diria para o fotógrafo hoje, Hessy respondeu: "Eu diria: 'Que bom que você teve coragem'".


Fuga
Após fugir da Alemanha para Paris em 1938, a família escapou da ocupação nazista no norte da França em 1941, emigrando para Espanha e Portugal até conseguir embarcar em um navio para Cuba.
Em 1949, os Levinson se estabeleceram nos Estados Unidos, onde Hessy se formou em química na Universidade de Columbia e se casou, em 1959, com Earl Taft.
O casal tem dois filhos e quatro netos. Ela ainda leciona química na Universidade de St. John's.
Apesar de sua família mais próxima ter sobrevivido ao holocausto, a maioria de seus parentes foram mortos pelos nazistas e seus colaboradores.

“Agora eu posso dar risada”, disse Hessy ao relembrar do caso. “Porém, se os nazistas soubessem (na época) quem eu realmente era, eu não estaria viva”, acredita.

O pai de Hessy chegou a ser preso pela Gestapo em 1938, mas foi solto com ajuda do seu contador, que era do partido nazista. Depois disso, a família conseguir se mudar para Paris.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/07/140702_bebe_ariano_judeu_fl.shtml
http://www.falabarreiras.com/noticias/no-mundo/bebe-ariano-perfeito-usado-em-propaganda-nazista-era-garota-judia/#.U91SteNdWSo
http://www.falabarreiras.com/noticias/no-mundo/bebe-ariano-perfeito-usado-em-propaganda-nazista-era-garota-judia/

Nenhum comentário: